terça-feira, janeiro 02, 2007

Curso de Medicina no Algarve. Que Futuro?

Como é do conhecimento geral, a JSD/Algarve, tem vindo a travar uma batalha com o intuito de descentralizar a localização dos cursos de Medicina acima do Tejo, sendo a Universidade do Algarve, há muito negligenciada nesse aspecto e em particular, como é óbvio, os estudantes interessados em optar por essa profissão.

A JSD/Algarve através da reunião de 9.500 assinaturas, apresentou esta moção em Outubro na Assembleia da República, tendo os Ministros da Educação e da Saúde, reconhecido que de facto há essa necessidade, visando a possibilidade de este ser implementado no Algarve, após a construção de um Hospital Central, o qual está previsto para 2007.

Como tudo, agora, que já atingimos com muita luta e trabalho árduo este patamar, não podemos deixar que fique negligenciado e esquecido por entre outros inúmeros assuntos.

A JSD/Algarve defende piamente a implementação do Curso de Medicina na Universidade do Algarve, baseando-se em factos concisos e irrevogáveis, nomeadamente, como já foi mencionado, a inexistência de cursos de Medicina a sul do Tejo, forçando os estudantes a deslocarem-se da sua região, os quais, na sua maioria, já se comprovou através de um estudo estatístico, após deixarem as suas casas para estudar fora, dificilmente regressam. Isto porque, mantêm-se fora de casa durante diversos anos, altura mais propícia a haver desenvolvimentos a nível pessoal, profissional e social, criando raízes no local onde estudaram e “cresceram”, deixando de parte o regresso a casa.

Como tal, verifica-se que, caso houvesse o Curso de Medicina no Algarve, os jovens que o iriam frequentar, possivelmente permaneceriam na zona, colmatando as lacunas que existem nos hospitais, e que nos fazem recorrer aos médicos estrangeiros. De momento, em termos estatísticos por cada 100 habitantes existe 2,7% de médicos e em alturas de afluência turística 1,5%.

A sua permanência no Algarve, iria aumentar a qualidade de vida, pois para além dos próprios estudantes beneficiarem com a situação, o mesmo sucederia com os habitantes, assim como o turismo em si. Isto porque, cada vez mais tem vindo a ganhar terreno o turismo de saúde e de terceira idade, que em primeira instância tem como prioridade ao optar por um país de destino, aquele que lhe proporciona todas as condições que necessita.

Perante todos estes factores, é importante dar seguimento a esta petição, pois são várias as vertentes que beneficiam com esta acção.

No próximo dia 5 de Janeiro irá ser debatido este assunto na Assembleia da Republica, esperamos que os nossos Governantes tenham a noção de como o Algarve está necessitado nesta área, e não o coloquem na gaveta como têm feito com outros projectos preponderantes para a nossa Região.

P’la Comissão Politica da JSD Algarve

Ana Carina Santos
(Secretária Geral da JSD Algarve)

Sem comentários: