domingo, maio 08, 2005

A VERDADE SOBRE O CURSO DE SÓCRATES!

Segundo um artigo publicado no Jornal “O Crime” (n.º 1185), o Prof. Doutor António Caldeira, coloca em dúvida a licenciatura em Eng. Civil de José Sócrates e também a sua pós-graduação em Eng. Sanitária.

Mas vamos à história...Este Prof. investigou e descobriu que José Sócrates tem um bacharelato em Engenharia Civil pelo ISEC que terminou nos anos 80/81. Mais tarde inscreveu-se na Universidade Independente (UI), com a finalidade de fazer a licenciatura.

Ao fazer a comparação dos planos dos dois cursos, chega-se à conclusão que um candidato com o bacharelato do ISEC precisa de fazer 11 cadeiras na UI.

Segundo o mesmo jornal, a licenciatura em Engenharia Civil na UI foi criada em 1995, embora tenha sido autorizado o seu funcionamento em 1994/95. Ora o primeiro governo de António Guterres, tomou posse em 30 de Outubro de 1995 e José Sócrates assumiu funções como Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente. Ou seja, nessa desgastante função governativa, José Sócrates arranjou tempo e concentração para concluir as 11 cadeiras que lhe faltavam para obter a licenciatura em Engenharia Civil.

Este jornal alerta para o facto da primeira “fornada” de licenciados em Eng. Civil ter saído em 98/99, mas José Sócrates terminou o referido curso em 1996…. Pode-se concluir que José Sócrates só pode ter feito exames extraordinários…..Um autêntico fenómeno, pois, para além de ser avaliado em cadeiras que ainda não estavam a ser leccionadas, conseguiu fazer as 11 cadeiras (uma delas a cadeira de projecto tecnológico) em 2 anos e como já foi referido nessa altura o actual Primeiro Ministro também estava empenhado na organização de campanhas eleitorais e acções governativas.

Mas a pesquisa do Prof. Doutor António Caldeira não ficou por aqui. Pois neste artigo, ainda vem referido que José Sócrates concluiu uma Pós-Graduação em Engenharia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Todavia, este curso de mestrado/pós-graduação, criado em 1983, apenas existe na Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT/UNL). Para além disso, toda a gente sabe, a frequência num mestrado/pós-graduação exige como condição de admissão uma licenciatura.

Sabe-se que Sócrates nunca esteve inscrito na FCT/UNL, nem ele o diz, pois refere-se expressamente que a sua “pós-graduação” foi na ENSP. Então que curso de Engenharia Sanitária fez? Chamar-se-ia mesmo “pós-graduação”? Ou seria um curso de curta duração na ENSP? E em que ano decorreu? Sócrates já seria licenciado quando frequentou essa “pós-graduação”?

A Universidade Independente, a Ordem dos Engenheiros e a Inspecção Geral do Ensino Superior remeteram-se ao silêncio perante as questões colocadas pelo Jornal "O Crime"...

Sem comentários: