quinta-feira, maio 05, 2005

DECLARAÇÃO DE BOLONHA

A JSD/Algarve organizou no passado dia 4, na Universidade do Algarve, um Colóquio/Debate subordinado ao tema “Processo de Bolonha – O que vai acontecer?”, que foi muito participado, contando com a presença de mais de duas centenas de pessoas, na sua grande maioria estudantes desta instituição de ensino, que lotaram por completo o Anfiteatro Azul do Campus de Gambelas.




Foram convidados para este evento, o Prof. Doutor Pedro Lynce (Ex. Ministro do Ensino Superior), o Prof. Doutor Adriano Pimpão (Reitor da Universidade do Algarve e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e o Prof. Doutor Efigénio Rebelo (Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve).



Mediante a falta de informação sobre o Processo de Bolonha e dadas as dúvidas levantadas no seio da comunidade académica, a Comissão Política Distrital da Juventude Social Democrata considerou fundamental a organização de uma sessão de esclarecimento sobre este tema de forma a elucidar os estudantes e professores sobre as alterações que os cursos universitários vão ser sujeitos de forma a harmonizar o ensino superior em toda a Europa, permitindo assim que surjam melhorias no leccionamento dos diferentes cursos universitários nomeadamente na Educação de Qualidade, nas novas experiências pedagógicas e na habilitação e certificação de cursos a nível internacional. Consideraram, os interlocutores presentes nesta sessão, que a Declaração de Bolonha deveria ser encarada como oportunidade indeclinável de proceder a profundas reformas na orgânica da educação no nosso país e que, por via desta transformação, se superasse um paradigma de massificação para ajustar o ensino superior aos renovados desafios de competitividade, modernidade e de apetrechamento técnico e cientifico, que a Convenção de Bolonha a todos forçosamente obriga.



A JSD/Algarve não quer deixar passar incólume a tomada de posição da Direcção da Associação Académica da Universidade do Algarve, que após confirmarem a sua presença no referido evento, faltaram sem justificativo, sublinhando a falta de interesse e de empenho em defender intransigentemente os interesses mais básicos e elementares dos estudantes da academia sobre uma matéria que tem significativas repercussões no futuro da Universidade do Algarve.

JSD/Algarve

Sem comentários: