sábado, abril 02, 2005

O TEU MAR, O TEU MUNDO!!!

Quando chega o Verão, as pessoas sentem-se atraídas pelo mar. As multidões dirigem-se para as praias em busca de um contacto com as orlas marinhas que nos produzem prazer e descanso.

Porém o passo humano deixa sua marca fatal nas praias de areia. Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são abandonadas nas costas e o vento, as correntes maritimas ou mesmo as marés se encarregam de arrastar estes detritos para o mar.

Uma bolsa de nylon pode navegar varias dezenas de anos sem desintegrar-se!
As tartarugas marinhas as confundem com medusas e comem-nas, pensando que é alimento e acabam afogando-se quando as engolem.

Milhares de golfinhos caem também na confusão e morrem afogados. Eles não podem reconhecer os desperdícios humanos, simplesmente se confundem, depois de tudo, "o que flutua no mar come-se".

A tampa plástica de uma garrafa, mais dura que uma sacola, pode permanecer inalterada navegando pelos mares por mais de um século.

O Prof. Doutor James Ludwing que se encontrava estudando o Albatroz na ilha de Midway, no Pacífico, muito longe dos centros povoados, fez uma importante descoberta.

Quando começou a examinar o conteúdo estomacal de 8 filhotes de Albatroz mortos, encontrou: 42 tampas plásticas de garrafas, 18 isqueiros, restos flutuantes que em sua maioria eram pequenos pedacinhos de plásticos.

Estes filhotes foram alimentados pelos seus pais que não puderam reconhecer os desperdícios no momento e escolher o seu alimento.

No próximo Verão, quando visitares as tua praia spreferidas, talvez encontres na areia detritos (lixo) que outra pessoa jogou. O lixo não é teu, mas é a TUA PRAIA, é o TEU MAR, é o TEU MUNDO e deves fazer algo por ele .

Por isso, não deites lixo para a areia e se encontrares detritos, leva-os para o caixote do lixo!

Ajuda na luta!!!

Obrigado

Mario Herrera Araya
Assessor Científico Secretos del Mar
(texto adaptado para português)

Sem comentários: