quarta-feira, abril 20, 2005

ÁGUA PODE VIR A SER RACIONADA

A partir de Outubro e caso não chova até lá, poderá ser necessário racionar o consumo de água na região, admitiu o presidente da empresa Águas do Algarve.

De acordo com Artur Ribeiro, mesmo não chovendo, até ao final do Verão o abastecimento regular de água está garantido, sem necessidade de racionamento. No início do Outono, caso os níveis de precipitação não se alterem, será preciso tomar outras medidas. Nesse cenário, o racionamento do consumo é a solução mais provável.

A campanha, explicou o responsável, destina-se aos consumidores domésticos e visa o uso racional da água: "não estamos a pedir às pessoas para não gastarem água, mas sim para serem racionais no seu consumo", sublinhou.

"Use a água com sabedoria" é o lema da iniciativa, orçada em 80 mil euros, que começa hoje e se prolonga até Setembro.

Segundo o presidente da empresa Águas do Algarve, em Janeiro e Fevereiro deste ano o consumo aumentou 20%. Para Artur Ribeiro, se em consequência da campanha o consumo se mantivesse nos níveis de 2004 - 72 milhões de metros cúbicos - já seria bastante positivo.

A campanha iniciada hoje inclui anúncios na imprensa, outdoors e newsletters. Vão ser elaborados folhetos de distribuição postal com dois destinatários distintos: o consumidor doméstico e os hoteleiros. O objectivo é divulgar conselhos práticos para evitar o desperdício. "As 10 maneiras mais fáceis de poupar água" são exemplos simples de racionalização do consumo em actividades domésticas diárias como tomar banho, lavar a loiça, a roupa, ou cuidar da piscina.

Fonte: Região Sul

Sem comentários: