segunda-feira, maio 23, 2011

JSD/Algarve: Transportes públicos precisam de melhorias



Transportes públicos precisam de melhorias

São muitos os algarvios que têm queixas dos transportes ferroviários da região: ontem os candidatos do PSD Algarve foram tentar perceber o porquê numa viagem entre Portimão e Albufeira, na companhia de diversos elementos da JSD/Algarve.

As composições antigas, o desconforto das mesmas, a demora das viagens e a falta de interligação entre transportes públicos são os pontos que o PSD Algarve quer ver resolvidos. “A rede inter-regional carece de melhorias na via férrea, nas estações, na comodidade, no próprio material rolante”, começou por dizer Mendes Bota, cabeça-de-lista do PSD Algarve. “Ele vai tão devagar que dá para sair do comboio e apanhar laranjas. Só tem duas velocidades – devagar e parado”, ironizou o candidato.

“Há também um problema de acessibilidade aos meios urbanos. É que quando a linha foi idealizada a realidade algarvia era outra. O comboio está longe das pessoas”, prosseguiu o número um da lista algarvia do PSD. “Sou defensor do metro de superfície entre Lagos e Portimão e no eixo Loulé – Faro – Olhão. Seria benéfico para a região”, concluiu Mendes Bota.

Também Bruno Inácio, presidente da JSD da região e número sete da lista do PSD Algarve, mostrou o seu desagrado com a actual situação. "A rede de transportes públicos é uma das maiores chagas do Algarve. Os jovens são os mais afectados. Desde o elevado preço dos bilhetes, passando pelo abandono de estações, as comodidade das carruagens e o tempo que demora ir de uma cidade algarvia para outra, tudo parece estar errado. E tudo está desregulado entre os diferentes tipos de transporte. Os comboios não ligam com os autocarros e os autocarros não chegam onde deviam. Defendemos uma articulação entre os diferentes operadores públicos de transportes e horários adequados às necessidades dos estudantes", reforçou.

Ao início da tarde, os candidatos do PSD passaram por Portimão onde assistiram ao Grande Prémio de Fórmula 1 de motonáutica e contactaram com os espectadores da prova. “Estes eventos são importantes para o Algarve, já que dão reconhecimento mundial à região e demonstram a nossa capacidade de organização”, explicou Mendes Bota. “Além do mais, este tipo de acontecimentos atraem turistas fora de época, o que acaba por ajudar a combater a sazonalidade de que padece o Algarve”, concluiu.

O dia dos candidatos do PSD Algarve começou, no entanto, bem cedo, numa visita à Feira das Velharias, na Fatacil, Lagoa. Aqui, a comitiva – que foi extremamente bem recebida – conversou com os visitantes e apercebeu-se dos problemas que preocupam os habitantes da região.





Sem comentários: