quinta-feira, maio 12, 2011

JSD apresenta Contrato com as Novas Gerações 10 Bandeiras – 70 Propostas


JSD apresenta Contrato com as Novas Gerações

10 Bandeiras – 70 Propostas

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho e o Presidente da JSD, Duarte Marques participaram esta manhã numa conferência organizada pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ). Neste evento foram apresentados os candidatos jovens do PSD, entre os quais os candidatos pelo circulo eleitoral de Faro, Bruno Inácio, João Silva e Irina Martins e o seu programa eleitoral aos representantes das diversas associações juvenis portuguesas.

Com vários candidatos jovens em lugar elegível, distribuídos por todos os círculos eleitorias do país, a Juventude Social-Democrata vai mais além e apresenta medidas concretas, no sentido da resolução efectiva e sustentada das problemáticas vivenciadas pela juventude portuguesa.

Nestas legislativas, a JSD coloca sobre a mesa 10 Bandeiras a debater durante a campanha eleitoral e lança 70 Propostas concretas a implementar.

Desemprego Jovem

O desemprego jovem atinge valores nunca antes vistos. Urge alterar o paradigma

laboral português, com medidas que se traduzam em efeitos de longo-prazo na vida dos jovens trabalhadores, das empresas e do mercado; com consequências benéficas inerentes para o Estado.

A JSD apresenta três propostas concretas sobre a matéria, visando dinamizar o mercado de trabalho sob dois aspectos - por um lado, beneficiar as empresas que apostam na contratação de jovens trabalhadores; por outro, facilitar a entrada efectiva no mercado de trabalho.

Justiça Inter-geracional

As decisões tomadas na actualidade irão afectar várias gerações de portugueses que ainda não nasceram. Torna-se imperativo reconhecer o impacto inter-geracional das decisões legislativas, económicas, financeiras, sociais, etc. Precaver o futuro das próximas gerações é precaver o futuro de Portugal!

A JSD propõe sete medidas que se irão traduzir na responsabilização dos governantes, no controlo das políticas e na valorização das gerações futuras. Desta forma, pretende-se garantir a justiça social e a manutenção e sustentabilidade do Sistema de Segurança Social.

Educação

O actual Sistema Público de Educação é injusto e desajustado em relação à realidade.

Tanto no Ensino Superior como no Não-Superior, é necessário efectuar alterações profundas que se irão reflectir, a longo-prazo, na formação e na empregabilidade dos jovens portugueses.

Ensino Superior

Melhorar a empregabilidade e a mobilidade internacional dos estudantes portugueses do ensino superior, através de 14 medidas concretas, por forma a fomentar a mobilidade, o conhecimento, o empreendedorismo, o desenvolvimento regional e a valorização da Carreira do Investigador.

Ensino Não-Superior

Propõem-se 8 medidas para os Ensinos Básico e Secundário, com o objectivo de reforçar a liberdade de ensino, estimular o ensino profissional, reforçar a formação cívica e tornar a acção social escolar mais eficaz.

Habitação Jovem

Portugal enfrenta um grave problema de urbanismo que se prende com o número, cada vez maior, de imóveis degradados, abandonados e devolutos, a que acresce a ausência de residentes nos centros urbanos.

A JSD aposta na reabilitação urbana como principal instrumento para providenciar residências, por arrendamento, a jovens estudantes (e não só), e recupera o conceito de crédito bonificado, desta feita para os jovens emigrantes que tencionem manter uma residência no seu país de origem.

Vida Saudável e Comportamentos de Risco

O sedentarismo, a má alimentação e os comportamentos de risco colocam em perigo as novas gerações e reflectem-se na sua esperança média de vida. A promoção de um estilo de vida saudável deve começar cedo e a diversos níveis.

A JSD encontra nas instituições escolares as maiores aliadas no combate a estes flagelos e propõe nove medidas para estimular a verdadeira educação para a saúde, passando, por exemplo, pela alimentação em refeitório ou pelo Desporto Escolar.

Participação Cívica

Uma cidadania plena deve ter como pano de fundo uma educação orientada para os valores da democracia e para a construção de um modelo social que compreenda o Espaço Europeu, mas também uma forte Identidade Nacional.

É necessário que a preocupação da população Portuguesa com os assuntos políticos e sociais do país se reflicta nos processos eleitorais e no Voto.

Desta forma, a JSD mantém a sua proposta de Voto aos 16 anos e vai mais longe, propondo também a implementação do Voto Obrigatório, que considera, mais que um direito, um dever. De realçar que estas medidas pressupõem um maior investimento em educação cívica e a introdução do Voto Electrónico.

Coesão Económica, Social e Territorial

A União Europeia definiu a Estratégia Europa 2020, pretendendo desenvolver uma economia inteligente, sustentável e inclusiva. Em consonância com estes objectivos, Portugal deverá assumir princípios que garantam uma maior coesão económica, social e territorial.

Para a Juventude Social-Democrata, Portugal deverá definir claramente uma orientação estratégica, descentralizar a gestão dos fundos comunitários e garantir a avaliação e controlo na sua aplicação.

Sustentabilidade Ambiental

Portugal deve apostar verdadeiramente na Eficiência Energética como ferramenta para o aumento da competitividade na Indústria e nos Serviços. A administração pública deverá constituir-se como exemplo de eficiência energética, sustentabilidade ambiental e boas práticas.

Para a JSD, deve ser definido um programa nacional com horizonte a longo prazo (2020-50), que abranja Energias Tradicionais e Renováveis, Eficiência Energética, Alterações Climáticas e Políticas de Carbono; de forma sustentável e racional.

Globalização do Jovem Português

O número de jovens portugueses que emigram em busca de oportunidades de trabalho tem vindo a aumentar. É necessário estimular a sua ligação e intercâmbio efectivos com

Portugal e as suas comunidades de origem.

Muitos destes jovens apresentam um conjunto de experiências e formação profissional que lhes confere valências que só podem ser vistas como mais-valias aquando do seu regresso a Portugal e inserção no nosso mercado de trabalho.

Partindo do programa Erasmus, um caso de sucesso evidente, a JSD elabora quatro novas propostas que vão mais além no, actualmente incontornável, mercado de trabalho internacional.

Cultura e Identidade Nacional

A Marca é a identidade que retira ao produto a indiferenciação da commodity e o

transforma em oferta diferenciada.

O mercado global exige marcas fortes e poderosas, pelo que Portugal deve reposicionar-

se e fortalecer a sua imagem.

As medidas da JSD nesta matéria pretendem a criação de um símbolo reconhecível nacional e internacionalmente e a potencialização da comunidade portuguesa no estrangeiro, enquanto embaixadora daquilo que é "a nossa identidade".

Durante as próximas semanas, a JSD irá trazer a público e de forma temática as 67 propostas concretas, que guiarão o trabalho político dos seus deputados jovens na Assembleia da República.



Sem comentários: