sábado, abril 09, 2011

JSD/Algarve - Duarte Marques, realizou uma dúzia de iniciativas em menos de 48 horas


Presidente da JSD visitou o Algarve

Duarte Marques, realizou uma dúzia de iniciativas em menos de 48 horas

O Presidente da JSD, Duarte Marques, visitou o Algarve de forma oficial durante dois dias e realizou cerca de uma dúzia de iniciativas públicas e partidária durante o tempo que passou na região.

No primeiro dia da visita, o líder nacional dos jovens sociais democratas, realizou um dos mais interessantes e programas de formação politica que existe em Portugal denominado “Formação Sub-18”. Nesta formação, realizada em escolas e tendo como publico-alvos os alunos do ensino secundário, a JSD procura explicar e transmitir a importância da politica aos jovens e o quanto é fundamental a sua participação cívica e politica. Esta formação decorre em formato workshop em que os jovens são chamados a intervir e a ter que fazer escolhas entre duas soluções possíveis para o mesmo problema. Numa das situações os jovens são chamados a decidir o que fazer com 10,000€ que a Associação de Estudantes recebeu. Ou fazem uma semana radical ou compram computadores para a escola. Aqui inicia-se o debate e os jovens são chamados a dar a sua opinião e no final a votar. Esta formação, não partidária mas sim politica é um dos grande projectos da JSD e que tem chegado a milhares de jovens neste pais.

Durante a sua estada no Algarve, Duarte Marques realizou acções “Sub-18” para jovens de Vila Real de Santo António, de Portimão e de Albufeira. Nesta última, a sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e também membro da Comissão Politica Nacional do PSD, Desidério Silva.

O jovem líder teve ainda a oportunidade de realizar um jantar/reunião em Faro com os dirigentes das diversas associações académicas e de associações de estudantes do ensino superior no Algarve onde foram debatios os problemas dos jovens universitários e onde naturalmente se debateu imenso a recente problemática das bolsas de estudo do ensino superior e os cortes que as mesmas sofreram. Relembramos que a JSD teve um papel preponderante na revogação deste processo, levando a que o PSD na Assembleia da República votasse favoravelmente o fim da injustiça que os estudantes estão a viver.

Nesta visita houve ainda tempo para uma reunião com Luís Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e também do PSD Algarve onde foram debatidos diversos temas da actualidade, nomeadamente o recente pedido de demissão do governo. Quem também recebeu o líder da JSD foi o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, que procurou transmitir o trabalho realizado naquela autarquia e sensibilizar o jovem politico para a necessidade dos jovens terem um papel preponderante na mudança de mentalidades no nosso país.

O líder da JSD reuniu ainda com o Reitor do INUAF, Prof. Dr. Ventura de Mello Sampayo e trocou impressões sobre o ensino superior particular e cooperativo e teve oportunidade de ouvir da voz do dirigente universitário os problemas que os jovens daquele sistema de ensino sentem, nomeadamente a falta de acesso a infra-estruturas de outras universidade públicas.

Houve ainda tempo para uma reunião com diversas associações jovens no Centro Autárquico de Quarteira onde os dirigentes associativos deram a sua visão dos principais problemas do sector, nomeadamente fizeram sentir a necessidade da existência de uma central logística no âmbito no IPJ em Faro.

Finalmente a visita terminou com um jantar com as diferentes secções concelhias da JSD no Algarve e a abordagem a diversos temas internos na estrutura.

A JSD/Algarve, que programou toda esta visita, acompanhou permanentemente estas iniciativas numa óptica de exercer uma politica de proximidade com os jovens Algarvios.

A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve
Faro, 06 de Abril 2011







Sem comentários: