domingo, abril 03, 2011

JSD/Algarve - JSD/Algarve exige soluções para a rede de transportes da região

JSD/Algarve exige soluções para a rede de transportes da região

Conferência sobre o tema juntou Macário Correia e João Guerreiro em Faro

A JSD/Algarve exige solução para a rede de transportes do Algarve após uma conferência que juntou em Faro no auditório da CCDR o Eng. Macário Correia, Presidente da AMAL e da CM Faro e o Prof. Dr. João Guerreiro, Reitor da Universidade do Algarve. Nesta sessão foi possível debater a problemática e deixar um conjunto de recomendações e de possíveis soluções para o problema de mobilidade na região.

A JSD/Algarve tem vindo a alertar para o facto da nossa região ter uma rede completamente desajustada da realidade e desarticulada entre os diversos operadores. Este problema afecta sobretudo os mais jovens que vêm assim a sua vida mais dificultada sendo que por vezes viajar entre cidades do Algarve e tentar chegar a determinados locais da nossa região é impossível e/ou um verdadeiro desafio. Para tal desarticulação contribuem diversos factores como os desajustados contratos de concessão rodoviários, a falta de investimento na linha ferroviária ou ainda a falta de exploração de meios alternativos.

Na sua intervenção, Macário Correia fez uma abordagem das diversas tentativas que nos últimos anos tem realizado para dar diversos impulsos a resolução do problema mas que o centralismo das decisões governativas tem contrariado. O autarca levantou diversas questões que estão na base de hoje termos uma má rede de transportes e avançou com diversas soluções, sendo que defende a criação de uma entidade regional de transportes que tenha poder para sentar à mesma mesa os diversos operadores, as autarquias, a universidade e os restantes parceiros com intervenção directa neste processo.

João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve e ex-presidente da CCDR, elencou uma série de problemas associados a esta questão, nomeadamente especificou que a falta de uma rede de transportes na região prejudica quem não tem emprego nem transporte próprio que assim fica limitado a ofertas de emprego na sua cidade. O reitor levantou a questão energética e ambiental que com a utilização abusiva de transporte próprio contribui negativamente e avançou com diversas propostas, nomeadamente a exploração de ciclovias e transportes alternativos.

A JSD/Algarve vai agora produzir um relatório desta conferência onde irá apresentar diversas propostas e contributos que ajudem ao debate e reflexão sobre o tema. Este relatório será enviado a diversas entidades com especial referencia para o actual e próximo responsável do governo na área dos transportes e ainda para o grupo de trabalho que está a elaborar um relatório sobre esta matéria e que foi nomeado no dia 05 de Janeiro deste ano pelo actual Secretário de Estado dos Transportes. Este é o terceiro grupo de trabalho nomeado com este propósito, sendo que os dois anteriores não obtiveram resultados relevantes. De referir que este grupo de trabalho tinha 90 dias para apresentar um relatório e esses 90 dias acabam no próximo dia 05 de Abril!

A CP – Comboios de Portugal foi convidada a estar presente nesta conferência mas não respondeu ao convite.

A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve
Faro, 03 de Abril 2011


Sem comentários: