terça-feira, março 07, 2006

CONGRESSO DO PSD: PROPOSTA DE 7 DISTRITAIS

Sete distritais do PSD e mais de 200 congressistas subscreveram uma proposta de alteração de estatutos que prevê a criação de uma "comissão permanente nacional" a eleger directamente pelos militantes.

Segundo o vice-presidente da distrital de Viseu, Melchior Moreira, a proposta de alteração de estatutos hoje entregue e que será discutida no Congresso do PSD de 17 e 18 de Março, foi subscrita pelas distritais de Aveiro, Braga, Beja, Faro, Porto, Vila Real e Viseu. Como o regulamento do XXVIII Congresso do PSD prevê que as propostas de alteração de estatutos só podem ser subscritas por um mínimo de dez comissões políticas distritais ou de delegados, a proposta foi também subscrita por "mais de 200 congressistas".

De acordo com Melchior Moreira, esta proposta resulta de um "trabalho inicial das distritais de Aveiro, Viseu e Faro" e prevê a criação de uma "comissão permanente nacional", órgão que deverá ser composto pelo presidente do partido, dois vice-presidentes, o secretário-geral e entre quatro a oito vogais.

Este novo órgão, e de acordo com a proposta de alteração de estatutos, deverá ser eleito directamente pelos militantes. As distritais defendem ainda alterações à composição da comissão política nacional. "A Comissão Política Nacional deverá incluir todos os presidente das comissões políticas distritais, os presidentes das comissões políticas regionais dos Açores e da Madeira e representantes da Juventude Social-Democrata, Trabalhadores Social-Democratas e Autarcas Social-Democratas", adiantou Melchior Moreira.

Outra das mudanças propostas refere-se à proibição de "duplicação de cargos partidários", ou seja, o mesmo militante não poderá fazer parte de 2 órgãos do partido simultaneamente, como a Comissão Política Nacional e uma Comissão Política Distrital. As distritais defendem ainda o aumento do número de delegados ao congresso de 900 para mil e o aumento das inerências dos autarcas social-democratas de 60 para 70.

in: Público

Sem comentários: