domingo, outubro 23, 2005

ORÇAMENTO DE ESTADO MALTRATA O ALGARVE

O Orçamento de Estado de 2006 "maltrata" o Algarve. A opinião é do deputado e presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve, Mendes Bota, e foi dita ontem à tarde numa conferência de imprensa, promovida para analisar o impacto do documento apresentado pelo Governo na região algarvia.

"Este Orçamento, e as políticas e opções que lhe estão subjacentes, consegue ser, para já, o pior deste milénio, no que ao Algarve diz respeito", considerou o parlamentar social-democrata.

Embora compreendendo "a situação real do País, as dificuldades económicas e os constrangimentos das finanças", Mendes Bota analisa de forma crítica a maquia destinada ao Algarve no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração (PIDDAC).

"Quando toca a cortar, o mal tem que ser repartido por todos, e não apenas por alguns, muito menos por uma região como o Algarve, que já sofre da síndroma estatística de ter que dispor de infra-estruturas para milhões de visitantes, e só ser visto pelos senhores do poder central à luz das quatro centenas de milhar de residentes", enfatizou.

A parcela destinada ao Algarve, no total de quase 5 mil milhões de euros disponibilizados em PIDDAC, é de 171,8 milhões de euros, o que representa uma quebra de 34,5% em relação ao orçamento de 2005. No ano passado, a região contou com um investimento de 262,2 milhões de euros.

O valor é igualmente superior à descida verificada no PIDDAC global na comparação com 2005, que se fica pelos 27,8%. Curiosamente, o OE para o próximo ano reduz o investimento em todos os distritos do País (e também nas ilhas), à excepção de um, Castelo Branco (mais 2,1%).

Fonte: Jornal Região Sul Online

Sem comentários: