terça-feira, novembro 23, 2004

PORTUGUESES SÃO ALVO FÁCIL PARA A SIDA!

Portugal tem a maior taxa de incidência de Sida da União Europeia e as investigações mostram que os portugueses continuam a ignorar as medidas de prevenção. O mais grave é que muitos portugueses ainda não sabem como ocorre o contágio com o HIV, o vírus que provoca a doença. Há até quem acredite que a Sida se apanha nas casas de banho públicas ou através de picadas de insectos.

É quase inacreditável, mas uma grande percentagem de adolescentes portugueses que se preparam para iniciar a vida sexual ou que acabaram de ter as suas primeiras experiências acreditam que a Sida é uma doença inventada como medida de repressão. Isto simplesmente porque não conhecem ninguém contaminado!!! Segundo um inquérito que envolveu mais de 1000 jovens, entre os 14 e os 16 anos, em escolas portuguesas de todo o país, “mais de metade dos adolescentes (54%) julgam que não correm risco de ficar infectados só porque não tem relações sexuais com pessoas que consomem drogas”. Uma percentagem considerável (32%) acha que a pílula os protege da Sida, e quase 20% dos inquiridos afirma que ao olhar para a pessoa sabe se ela tem Sida!

A ignorância sobre a doença alastra-se a todo o País e o número de infectados com Sida em Portugal pode ultrapassar os 50 mil, especialmente na faixa etária entre os 20 e os 40 anos. A ignorância é, sem dúvida, o maior comportamento de risco e o primeiro passo para se ser infectado!!!

Fonte: Revista Focus

Sem comentários: