sexta-feira, março 11, 2011

JSD/Algarve denuncia: Sócrates afirmou que não haveria portagens na Via do Infante.


JSD/Algarve denuncia: Sócrates afirmou que não haveria portagens na Via do Infante.

A JSD/Algarve denuncia mais uma falta de cumprimento das promessas do Primeiro-Ministro José Sócrates. Em 29 de Fevereiro de 2008, ao Jornal Público, José Sócrates afirmou claramente a sua posição quanto à introdução de portagens na Via do Infante. Sem qualquer duvida afirmava que “a nossa posição quanto às auto-estradas é conhecida (…) as que não têm alternativa não terão portagem. Essa é a situação do Algarve, que se vai manter”. Referia-se naturalmente à posição do Partido Socialista.

Começa a tornar-se normal José Sócrates e o Partido Socialista faltarem à verdade no que respeita ao Algarve. Dos constantes adiamentos do Hospital Central, ao investimento que não existe na EN125, passando pelo desinteresse pelas nossas cidades e o corte (o maior do País) nas bolsas de estudo na Ualg, o PS e José Sócrates têm arrastado a nossa região para níveis insustentáveis de estagnação.

No que respeita à questão da via do infante, a JSD/Algarve lembra ainda uma série de outdoors que o PS/Algarve colocou na região com a frase “Pagar portagem não é alternativa”. Fica a pergunta: para o PS, partido que governa Portugal, a partir de Abril de 2011, pagar portagem na Via do Infante já é alternativa?

Sobre este tema, relembramos os principais argumento para que, no nosso entender, a Via do Infante não deveria ter portagens:

1- Esta medida é danosa para os interesses do Algarve mas também do interesse do País por diversas razões, nomeadamente pelo carácter turístico que o Algarve tem, sendo uma montra de Portugal lá fora.

2- A EN125 foi em tempos uma das estradas mais perigosas de Europa. Hoje felizmente perdeu uma parte desta catastrófica imagem mas no entanto subsistem uma série de problemas rodoviários que fazem com que esta estrada, se voltar a receber o grande volume de trânsito, possa voltar a ser demasiadamente perigosa colocando diariamente em risco a vida de muitos dos que nela circulam.

3- A A22 não é uma Scut e portanto é injusta esta comparação. É um facto que dois terços da Via do Infante foram construídos com fundos comunitários antes da existência do conceito de Scut e de já estarem pagos na altura em que esta engenharia financeira foi construída. Não é de todo justo que tendo como argumento o negócio SCUT se vá colocar portagens em uma estrada com um conceito de financiamento completamente diferente.

4 - Para além de não ser claro o processo de pagamento para quem nos visita vindo do estrangeiro, há que acrescentar o facto de aqui mesmo ao lado na Andaluzia, Espanha, directa concorrente do Algarve, existirem diversas auto estradas com melhores condições que as nossas e gratuitas. Esta situação vai criar uma desvantagem clara para a nossa actividade turística.

5- Haverá uma natural contracção da actividade económica o que levará a um aumento do desemprego. Numa região com 13% de desempregados, esta é uma situação dramática.

6 - Muitos estudantes universitários deslocam-se diariamente entre cidades no Algarve e dada a deficiência da rede de transportes públicos o carro é muitas vezes a única solução. Esta situação vai aumentar o custo dos estudos dos estudantes no Algarve o que será penalizador para a universidade e para a região.

A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve
Faro, 11 de Março de 2011

1 comentário:

Anónimo disse...

Então não publicam o meu comentário? Chama-se a isso censura.