quarta-feira, janeiro 12, 2011

Pedro Duarte falou num jantar temático organizado pela JSD/Algarve



Pedro Duarte defendeu em Loulé um novo paradigma de políticas públicas

O deputado, ex-presidente da JSD e ex-secretário de estado da juventude falou num jantar temático organizado pela JSD/Algarve

A JSD/Algarve organizou no passado dia17 de Dezembro em Loulé um jantar temático que contou com a presença de Pedro Duarte, deputado à Assembleia da República, ex-líder da JSD e ex-secretário de estado da juventude que falou para cerca de três dezenas de militantes e simpatizantes da JSD sobre a importância de mudar o paradigma das políticas públicas em Portugal.


Numa intervenção informal o deputado e membro da direcção da bancada do PSD no Parlamento, falou da sua experiencia enquanto Presidente da JSD e partilhou algumas histórias da vida da estrutura e das lutas que travou q
uando esteve à frente dos destinos da JSD. Aproveitou para estabelecer um paralelismo com os tempos actuais e defendeu claramente que “Portugal precisa de novas políticas públicas para combater os problemas actuais. Não vamos conseguir recuperar de problemas modernos com soluções antigas”.

Após a sua intervenção foram várias as questões levantadas pelos presentes o que acabou por gerar um interessante debate e troca de ideias e experiências. Nesta fase destaque para o tema do IPJ – Instituto Português da Juventude - que Pedro Duarte abordou com conhecimento de causa visto ter sido Secretário de Estado da Juventude no governo liderado por Pedro Santana Lopes. Sobre esta matéria o deputado lamentou o facto de “simplesmente não existirem políticas da juventude em Portugal pois nem o actual Secretário de Estado da Juventude e Desporto se preocupa ou intervêm sobre esta matéria”.

Ainda sobre este temalembrou que o escasso tempo que esteve naquele organismo foi o suficiente para “deixar pronto um Plano Nacional para a Juventude que iria refundar o IPJ e criar novas dinâmicas ao nível do associativismo e das políticas da juventude no geral em Portugal”, no entanto referiu que após a sua saída daquele cargo esse “plano nunca mais saiu do papel e que o IPJ hoje faz o mesmo que fazia há 20 anos atrás quando o mundo mudou completamente e as necessidades dos jovens são completamente diferentes”.

Para além de todo o debate e das diversas intervenções, o Presidente da JSD/Algarve, Bruno Inácio fez uma intervenção inicial onde deu asboas vindas ao convidado e falou sobre os passos que esta estrutura tem dado nas quatro semanas que está eleita. Falou de “um trabalho intenso e diário e do trabalho que tem sido desenvolvido com vista a criação de uma organização interna que permita a auscultação dos diversos parceiros regionais e a consequente formulação de propostas com vista a melhoria da qualidade de vida dos jovens no Algarve”.

Falou ainda da “necessidade dos políticos procurarem sempre a consequência da sua acção política pois não faz qualquer sentido um partido politico trabalhar com outro rumo que não este”. Concretizando algumas questões falou da “necessidade de termos respostas ao nível do apoio ao arrendamento jovem no Algarve, região que tem especificidades muito acentuadas em relação ao resto do país tendo em conta o seu carácter profundamente turístico”.

A CPD da JSD/AlgarveFaro, 18 de Dezembro de 2010

Sem comentários: