quinta-feira, janeiro 10, 2008

PARA ONDE VAI A SAÚDE EM PORTUGAL?

A PERGUNTA QUE TODOS FAZEM E QUE ALGUNS NÃO QUEREM OU NÃO SABEM RESPONDER…!

A JSD/Algarve, vem por este meio repudiar e condenar a forma como dois altos responsáveis pela área da Saúde no nosso País e na nossa região, nomeadamente, O Sr. Ministro da Saúde de PORTUGAL e o Responsável pela ARS do ALGARVE, Dr. Rui Lourenço, teimam em levar por diante a implementação de “cabeça para baixo”, de uma reforma que deveria ter como objectivo a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos Portugueses e não apenas a contenção de despesa. Aceitamos que haja controlo nas despesas, mas não aceitamos que se reduza a Saúde dos Portugueses a simples números.
A realidade não deixa margem para dúvidas, basta ir às urgências do Hospital de Faro, ou a qualquer outro Posto de Saúde da Região, para se poder constactar o triste cenário que lá é vivido por quem lá necessita de se deslocar. O Sr. Ministro defende-se, invocando um relatório técnico encomendado que realmente contempla o fecho de algumas unidades de saúde, mas esquece-se que também esse relatório, sugere que antes de se proceder ao encerramento dessas unidades, se deverá criar condições por forma a garantir os cuidados mínimos ás populações. O Sr. Ministro encerra, faz um protocolo e está resolvido o problema, quando surgir um doente, envia-se o protocolo por correio ao doente e espera-se que o protocolo lhe trate da saúde.

Surge ainda outra questão, para o Sr. Ministro nem tudo o que o dito relatório técnico sugere, é para cumprir, dizendo mesmo, que no final existirá sempre uma decisão politica, ou seja, transforma um relatório técnico num documento político, assim sendo, será que alguém ainda acredita que com este Ministro iremos ter um Novo Hospital Central no Algarve? Nós não acreditamos.

Aquilo que era uma certeza, com este ministro passou a promessa e pelos vistos, só quando politicamente lhe convier é que haverá novidades. No entanto, temos que ser honestos, parte do prometido, foi cumprido, já existe um Hospital Central no Algarve, para tal, bastou o Sr. Ministro alterar a designação do Hospital Distrital de faro para Hospital Central, não andará o Sr. Ministro a brincar com a saúde dos Algarvios? Nós acreditamos que sim. E, no meio de tudo isto, onde andam os responsáveis pela saúde no Algarve? Nós acreditamos que nem eles sabem…!

Como pode o responsável máximo da Saúde no Algarve, estar presente num programa de televisão em directo (Prós e Contras do dia 7/1/2008), com o Sr. Ministro presente e apenas referir que há uns problemazinhos no Hospital de Faro que nada tem a haver com a organização mas sim com o espaço, Dr. Rui Lourenço, guarde o cartão de militante do Partido Socialista, desça a realidade e exija ao Sr. Ministro que cumpra o que está prometido para o Algarve, o Novo Hospital Central do Algarve é uma necessidade e tem que ser uma realidade a curto prazo para bem da saúde dos Algarvios. Dr. Rui Lourenço, porque não questionar o Sr. Ministro, que no debate televisivo se mostrou tão preocupado com os velhinhos, porque cancelou o financiamento para a criação de uma Unidade de Cuidados Contínuos para Idosos no Antigo Hospital de Loulé?

Sr. Ministro e Dr. Rui Lourenço, não façam da saúde uma discussão de números e de gráficos, todos sabemos que os números se encomendam e se trabalham conforme os objectivos pretendidos. O Direito à Saúde está consagrado na Constituição da Republica Portuguesa, não se resume a decisões politicas nem a números, calendarize-se a implementação da reforma como deve ser e concretize-se o que o relatório técnico indica. A Saúde diz respeito a pessoas em concreto, são doentes que apenas querem ser tratados quando tem necessidade.


P’la Comissão Politica da JSD Algarve

Miguel Guerreiro
(Vice-Presidente da Comissão Política da JSD Algarve)

Sem comentários: