sexta-feira, janeiro 11, 2008

As contradições do Governo de Sócrates (Parte II)

Finalmente parece que acabou a possível novela do novo aeroporto de Lisboa, afinal e contra tudo o que se esperava, o nosso Governo optou por previamente localizá-lo no Campo de tiro de Alcochete.

Decisão política assente no relatório do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) que concluiu que o aeroporto no campo de tiro de Alcochete é o mais adequado.

Então porque levou tanto tempo o nosso Governo a pedir um estudo ao LNEC? Porque é que o nosso Governo gastou balúrdios em apresentações pomposas de estudos de outros organismos, que nos indicavam que a OTA era a melhor solução?

Esta decisão mostra a total incoerência do actual Governo Socialista e põe em cheque o Ministro Mário Lino, que afirmou que em “Alcochete jamais !“ e referiu-se ainda à margem sul, como sendo um verdadeiro deserto, onde não existem pessoas, casas, hotéis, escolas…

Mas o Partido Socialista é exímio nestes “volte-faces”, o Sr. Primeiro Ministro em conferência de imprensa, quando interpelado por um jornalista se o Sr. Ministro Mário Lino tinha condições para continuar no cargo, o Eng. Sócrates teve o desplante de reforçar a grande capacidade e coerência do Sr. Ministro. Pergunto eu, coerência???

O mais hilariante é que o Partido Socialista ainda pensa que saiu vitorioso deste processo, com certeza que não tem a noção da realidade, pois não é preciso ser muito inteligente, para se aperceber que um projecto com a envergadura deste aeroporto, tem de ter várias localizações possíveis, bem como os seus respectivos estudos de impacto ambiental, financeiro, de segurança, etc… Depois de estudar todas as opções, e ficou patente que não eram só duas localizações, ai sim, dever-se-ia decidir! Só com estas atitudes se credibiliza a política e consequentemente Portugal.

Na conferência de imprensa, o Sr. Primeiro Ministro afirmou que isto é uma localização prévia, pois ainda falta o estudo extraordinário de impacto ambiental. Então em que ficamos afinal?

E se o estudo extraordinário de impacto ambiental chumbar a localização do novo aeroporto?

A pergunta coloca-se: Será mesmo o novo aeroporto implementado no Campo de tiro de Alcochete?


Fábio Bota – Presidente da JSD Algarve

Sem comentários: