sábado, novembro 17, 2007

JSD Algarve fascinada com visita à Mina do Sal em Loulé



No passado dia 14 de Novembro, uma comitiva de 30 pessoas da JSD Algarve, visitou a mina de sal-gema em Loulé, ficando impressionada com a grandeza da própria mina. Trata-se de uma mina a mais de 200 metros de profundidade, onde os túneis ultrapassam os 30 km.

A JSD Algarve desconhecia a quantidade de sal extraído da mina, e como esta é rentável monetariamente. É de salientar que o sal extraído é quase totalmente utilizado na indústria, tendo ainda uma parte pouco significativa, para a prevenção rodoviária. Muito do sal extraído é posteriormente separado nos seus dois componentes, cloro e sódio para efeitos industriais, e é importado para toda a Europa.

É ainda de salientar a organização e tecnologia utilizada na mina do sal, pois em muitos aspectos, é pioneira em tecnologia de ponta para a extracção de minérios, conseguindo óptimos resultados quer financeiros, quer em segurança dos próprios funcionários.

A JSD teve ainda oportunidade de se aperceber das potencialidades da mina para exploração turística, acreditando que quando o projecto for colocado em prática, será certamente uma das maiores atracções turísticas da nossa região.

Não poderíamos deixar de agradecer ao grupo CUF que nos permitiu a visita guiada pela mina, explicando minuciosamente todos os detalhes da mina, o que para nós foi realmente uma experiência inesquecível.


Sem comentários: