sábado, abril 22, 2006

PSD/ALGARVE DEFENDE REFERENDO À REGIONALIZAÇÃO JÁ EM 2008

O Presidente do PSD/Algarve, Mendes Bota, anunciou hoje que vai apresentar ao congresso nacional do partido, em Maio, uma proposta sobre regionalização que inclui a realização de um referendo em 2008.

No documento, que terá de ser submetido a aprovação pela Assembleia Distrital do PSD/Algarve, a 10 de Maio, Bota defende que as primeiras eleições regionais «coincidam com as eleições autárquicas de 2009, caso mereçam a luz verde do povo português».

Para o dirigente e deputado algarvio, a reforma da administração do Estado realizada pelo governo «está a acelerar todo o processo político em Portugal, e o PSD não pode fingir que nada tem a ver com isso, ou que tem outras prioridades para discutir».

A proposta do presidente dos sociais-democratas algarvios, é subscrita por todos os membros da distrital, que manifestaram «total disponibilidade» para o acompanharem, «no combate pela implementação de uma descentralização política e administrativa».

«O combate será feito com base no modelo das cinco regiões/plano, quaisquer que sejam as circunstâncias, dentro ou fora do PSD».

Segundo Mendes Bota, a adopção do modelo regional «constitui grandes vantagens competitivas na Europa das Regiões, à qual estão a aderir os novos Estados Membros europeus, para combater o modelo centralista que, durante vinte anos, acentuou as assimetrias regionais e a desertificação de várias regiões».

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: