sexta-feira, janeiro 06, 2006

COMUNICADO DA JSD/ALGARVE - "PARQUE ESCOLAR ALGARVIO"

Foi com particular perplexidade, incompreensão e indignação que a Comissão Política Distrital da JSD/Algarve tomou conhecimento das afirmações da Direcção Regional de Educação do Algarve (DREAlg). Quando questionada pelo Jornal Correio da Manhã**, sobre as escolas que têm Sistemas de Aquecimento, assegurou que “todas as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias da região estão equipadas, incluindo as de Monchique”.

A JSD/Algarve questiona-se, como é possível proferir este tipo de afirmações, quando são inúmeros os exemplos que atestam a inveracidade do teor das mesmas. Esta Juventude partidária numa breve avaliação de informações que tem em seu poder, estima que a esmagadora maioria das escolas da categoria acima citadas não preenchem os requisitos que foram afiançados pela DREAlg.

Os sistemas de aquecimento de facto existem, mas em algumas salas dos professores, nas secretarias, nos gabinetes dos conselhos executivos e não nos locais de trabalho a que se destinam as escolas ou sejam, nas salas de aula!

Na realidade, uma parte substancial dos professores e alunos das escolas do Algarve, defrontam-se, como os restantes professores e alunos do País, com o desconforto causado pelo frio e humidade nas salas de aula e que em muito vem contribuir para aumentar a dificuldade de aprendizagem dos alunos, bem como dificultar a concentração e a motivação dos mesmos.

Assim, a Juventude Social Democrata do Algarve desafia a DREAlg a acompanhar uma delegação desta estrutura política e de elementos da comunicação social a visitar algumas Escolas EB do 2º e 3º Ciclos algarvias para se poder constatar no terreno a veracidade das suas afirmações.

Esperamos, caso se confirme os dados que possuímos, que a DREAlg actue em conformidade nomeadamente dotando o parque escolar regional com as condições de dignidade, conforto e modernidade que a tão propalada aposta num ensino de excelência e qualidade exige.

**Notícia publicada no Jornal Correio da Manhã, no dia 4 de Janeiro


A CPD JSD/ALGARVE

Sem comentários: