quinta-feira, dezembro 15, 2005

PORTO DE RECREIO EM FARO NOVAMENTE CHUMBADO!

De acordo com a Câmara de Faro, o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Porto de Recreio de Faro "terá merecido uma decisão parcialmente desfavorável".

Numa tentativa de contrariar esta aparente decisão, o presidente da autarquia, José Apolinário, enviou uma carta ao ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, onde alerta o governante para a "necessária ponderação de um conjunto de investimentos estruturantes", susceptíveis de possibilitar "a requalificação de zonas actualmente degradadas, com consequências negativas do ponto de vista da defesa do meio ambiente e sem o retorno social e económico gerado pela correcta utilização da Ria Formosa".

De acordo com José Apolinário, "o Porto de Recreio de Faro assume um papel charneira no novo ciclo de desenvolvimento sustentável entre o Município de Faro e a Ria Formosa", pois irá, além de "assegurar a conservação dos actuais parâmetros ambientais, permitir a própria reabilitação e requalificação da zona ribeirinha da cidade".

As "notícias de bloqueio" no processo relativo ao Estudo de Impacto Ambiental do Porto de Recreio de Faro foram recebidas "com a maior surpresa e inconformismo", refere o autarca na missiva enviada ao ministro.

De acordo com Apolinário, "a administração portuária e as autoridades ambientais teimam em não acertar o passo, impedindo e adiando a concretização de um projecto estruturante para Faro".

O presidente da Câmara reitera a sua "profunda convicção" sobre a possibilidade de "conciliar a implementação do Porto de Recreio de Faro com o rigoroso cumprimento de todas as exigências ambientais, numa conciliação de interesses", representativa do desejável futuro da qualificação das zonas costeiras.

Apolinário pede a intervenção do ministro, no sentido de "redefinir uma posição política de fundo" para responder à "nossa ambição de reforçar a relação de Faro com a Ria Formosa".

in: Região Sul online

Sem comentários: