quinta-feira, setembro 15, 2005

SONDAGEM DÁ A VITÓRIA A CAVACO!

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Cavaco Silva seria o preferido dos portugueses. Com 43,8% dos votos, o ex-primeiro-ministro não seria eleito à primeira volta mas ficaria muito à frente de Mário Soares que é escolhido por 20,9% dos entrevistados.

Francisco Louçã, o candidato do Bloco de Esquerda, surge em terceiro lugar com 10,7% das preferências. Em último ficaria Jerónimo de Sousa que não consegue reunir mais de 4,3% das escolhas. Pelo menos 20,4% dos inquiridos ainda não fizeram a sua escolha.

Na primeira volta, Cavaco tem à direita o seu eleitorado fiel. Pelo menos 88,3% dos eleitores do PSD e 75% dos do CDS/PP prometem votar em Cavaco. Mas à esquerda, o ex-primeiro-ministro também vai buscar alguns votos. 14,4% do eleitorado do PS diz que vai votar em Cavaco logo à primeira. Assim como 8,3% dos que votam Bloco de Esquerda e 3,3% dos comunistas.

Mário Soares, logo na primeira volta, tem consigo 52,6% dos eleitores socialistas, mas tem também 33,3% dos que votam CDU e 20,8 do Bloco. À direita, consegue ir buscar votos ao CDS/PP. 12,5% dos eleitores «populares» dizem que vão votar em Mário Soares logo na primeira volta, enquanto que entre os sociais-democratas pouco arrecada: só 2,7%. A Grande Lisboa e o Grande Porto são por Cavaco. Mas é mais o norte que o sul que aposta no ex-primeiro-ministro.

Esta sondagem foi realizada pela Intercampus para a TVI entre os dias 5 e 10 de Setembro. A amostra é de 729 entrevistas. O erro de amostragem é de mais ou menos 3,6% com um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: site da TVI
---
Depois de dizer que não era candidato, Manuel Alegre, dá o dito por não dito e volta a ponderar a sua candidatura. E assim vai a política no nosso Portugal...

Sem comentários: