sábado, setembro 03, 2005

JSD INDIGNADA COM A ATITUDE NEGLIGENTE DO GOVERNO

A Juventude Social Democrata não pode ficar indiferente perante a Resolução de Conselho de Ministros n.º 142/2005, a qual foi hoje assinada e produz efeitos a partir de 25 de Agosto de 05 e dispensa do serviço os bombeiros voluntários que sejam funcionários públicos para colaborar no esforço do combate aos incêndios.

Embora chocados com o facto de o Sr. Primeiro-Ministro José Sócrates ter aguardado até uma semana após o seu regresso de férias para discutir a questão dos incêndios florestais em Conselho de Ministros, não é esse o motivo da emissão deste comunicado.

Esta Resolução do Conselho de Ministros apenas tem efeitos a partir do final do mês de Agosto, não abrangendo os Bombeiros Voluntários que sacrificaram as suas férias e actividade profissionais até essa data. Portanto, estamos perante mais uma meia-medida, ou seja, uma solução de recurso e incompleta, que se junta a tantas outras do actual Governo Socialista.

Da mesma forma, a JSD não pode deixar de recordar as afirmações proferidas, a 11 de Agosto, na Assembleia da República pelo Sr. Primeiro-Ministro em exercício, Dr. António Costa: "O primeiro-ministro em exercício está aqui (…) O primeiro-ministro telefonou-me mais de duas vezes, questionando-me sobre se devia voltar ou não. E eu disse-lhe por mais de duas vezes que não devia voltar, que não se justificava que interrompesse as suas férias e que o que era necessário fazer estava a ser feito.". O momento da assinatura deste diploma vem provar o contrário, afinal nada foi feito perante um país em chamas e um Primeiro-Ministro em Safaris.

Por fim. o final do diploma institucionaliza uma tal de “época de incêndios”, a qual é amplamente referida pela comunicação social mas por ora ainda não havia sido integrada no léxico governativo:
«6- A presente resolução produz efeitos imediatamente e vigora até ao final
da corrente época de incêndios.»

Nesta sequência, a JSD interroga directamente este Governo e o Primeiro-Ministro José Sócrates o seguinte:
1) Quando começa esta época de incêndios?
2) Quando termina esta época de incêndios?
3) O que é uma época de incêndios?
A Juventude Social Democrata exige assim seriedade, que não tem existido, da parte do actual Governo Socialista e continuará a aguardar a reforma das políticas florestais que visem encontrar verdadeiras soluções para este grave problema de cariz Nacional. Não ficaremos de fora desta discussão, contribuindo assim para um futuro sustentável para Portugal.

Sem comentários: