sábado, julho 23, 2005

COMO É POSSÍVEL?

Numa altura em que o País no geral e o Algarve em particular atravessam uma das mais graves e intensas secas desde que há registos meteorológicos, assistimos incrédulos ao episódio “terrorista” do desvio para uma lagoa, (de um Campo de Golfe em construção), de água das Barragens de Odeleite e do Beliche que já apresentam níveis piezometricos no mínimo preocupantes para que se garanta uma gestão sem percalços deste precioso líquido indispensável à vida.

Sabendo neste momento de forma clara e esclarecida a situação crítica que o Algarve está a atravessar, como é possível que num país que se diz do 1º Mundo, os responsáveis pela gestão de um bem escasso como é a água, autorizem o transvaze de milhares de m3 para encher a primeira de 5 lagoas com cerca de 100 metros de diâmetro por 3 de profundidade de um Campo de Golfe e ainda por cima num período onde as taxas de evaporação atingem o seu máximo anual.

Este sentimento de indignação ainda é maior, quando os mesmos responsáveis têm gasto alguns milhares de euros em campanhas de sensibilização junto dos consumidores urbanos apelando à poupança de alguns litros de água e que ainda na semana passada afirmaram que a seca no Algarve pode começar a fazer-se sentir no consumo doméstico, caso não se tome medidas de poupança, para agora andarem a autorizar o enchimento de lagoas para embelezar o cenário de fundo de um Campo de Golfe. Mas afinal de contas onde é que andamos metidos? Mas que raio de bandalheira vem a ser esta? Andam a brincar com a vida das pessoas?

Para quem não sabe, fica aqui a informação: 1 piscina com cerca de 30 m3 perde por mês 3800 litros de água por evaporação, o que chega para abastecer uma família de 4 pessoas durante 1 ano e meio. Agora imaginem 1 lagoa no mês de Agosto...

Sem comentários: