segunda-feira, junho 11, 2012

Impulso Jovem vai ajudar jovens do Algarve no desemprego

Impulso Jovem vai ajudar jovens do Algarve no desemprego

JSD/Algarve critica visão redutora do PS/Algarve

A JSD/Algarve reconhece o esforço do Governo ao querer dar resposta ao maior flagelo que as gerações jovens hoje atravessam em Portugal e em particular no Algarve: o Desemprego.
Com a apresentação de uma estratégia de combate ao desemprego jovem e apoio às PME, o Governo apresenta um Plano diversificado e transversal que passa por medias de apoio à contratação, à formação profissional e ao empreendedorismo e de apoios ao investimento. Trata-se um fundo de mais de 344 milhões de euros oriundos da reprogramação e maximização do Fundo Social Europeu e do FEDER. Deste valor, mais de 75% é elegível para jovens desempregados do Algarve.
Este Plano tem como propósito criar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os jovens portugueses, oferecendo-lhes formação prática em contexto de trabalho efetivo, sempre com o objetivo que se torne efectiva uma posterior relação laboral.
O Plano prevê ainda a criação de mecanismos que impulsionem a contratação, incentivem o empreendedorismo jovem, facilitem o acesso ao financiamento das PME e apoiem a sua inovação e internacionalização, de forma a reforçar a sustentabilidade das empresas e incentivando à contratação laboral.
O Plano Estratégico institui, entre outros, o passaporte para o empreendedorismo qualificado (“Portugal Empreendedor”) - destinado a abranger projetos de empreendedorismo levados a cabo por jovens ou por empresas que recrutem jovens desempregados há mais de quatro meses e com qualificações superiores. A única forma de combater eficazmente o desemprego resulta essencialmente do crescimento económico sustentável. 
O Programa Impulso Jovem, do Governo português, é uma clara resposta na aposta de combate ao desemprego jovem com eficácia, porque para além de apoiar o tecido empresarial na contratação de jovens desempregados, dá uma necessária ajuda na sustentabilidade do negócio e reforça a internacionalização.
Para finalizar a JSD/Algarve não pode deixar de notar a forma redutora e simplista como os actuais e futuros dirigentes da PS/Algarve têm tratado esta questão. As declarações de alguns dos principais dirigentes do Partido Socialista no Algarve, revelam a falta de visão que o PS tem para a região. Afirmar que o governo é insensível nesta matéria quando teve a coragem de, em contra ciclo de investimento, alocar uma verba substancialmente elevada para combater o problema do desemprego, é sonegar uma realidade por puros motivos partidário. Esperava-se mais do partido que há um ano atrás nos arrastou para um pedido de resgate financeiro internacional deixando a economia de rastos com elevadíssimos níveis de desemprego sem nunca ter tido a coragem de implementar um programa transversal de combate a este drama como o que agora é apresado pelo actual governo. Mais redutora se torna a visão do PS/Algarve quando são autarcas a apontarem negativamente este programa. Devem estar certamente esquecidos que o programa de estágios profissional do governo do PS, dirigido a autarquias (o famoso PEPAL) não era de todo elegível para o Algarve.

A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve
Faro, 11 de Junho de 2012



Sem comentários: