quarta-feira, maio 21, 2008

“Portugal é viável, mas precisa de uma democracia autêntica e de elites apostadas em resolver os problemas fundamentais”

“Portugal é viável, mas precisa de uma democracia autêntica e de elites apostadas em resolver os problemas fundamentais” João Medina

Vivemos hoje, além de um pesado clima de insegurança política no Mundo, uma infinidade de incertezas jurídicas e éticas, o que torna ainda mais grave o nosso pessimismo democrático.
O funcionamento actual da nossa democracia é uma caricatura impolítica do que deve ser o regime democrático.

As instituições democráticas, funcionam razoavelmente, mas são cada vez maiores os vícios destas. Em comparação, degrada-se o nível da classe política. Mas pior que isto é o estado de espírito dos Portugueses. Em tudo e todos perpassa uma espécie de abulia cívica que conduz à incapacidade dos cidadãos se indignarem. Daí defendo que o pessimismo é um dever cívico. Só um pessimismo radical da razão pode provocar algum arrepio nos que mostram não se dar conta de que o esclarecimento gera monstros (Norberto Bobbio). Há monstros instalados na democracia portuguesa; O poder invisível a informação privilegiada, o tráfico de influências, administração opaca, a partidocracia, o clientelismo, a corrupção política, a centralização e a irresponsabilidade. Para os expulsar há que os identificar.

A democracia precisa de ser revitalizada e esta passa pela ideia de que existe um cidadão, e de que esse cidadão tem de ser consciente e participativo. A nossa democracia é fictícia, porque nunca interiorizámos uma formação democrática autêntica.

Em política, não há salvadores. Podemos começar por fazer o levantamento dos problemas, partindo do principio que não são os partidos que os vão resolver. Os problemas económicos fundamentais são resolvidos por elites, que neste momento não existem.

Sofia Cavaco - JSD Algarve

Sem comentários: