sábado, setembro 16, 2006

CURSO DE MEDICINA NO ALGARVE

Comunicado do Dr. João Amado, Presidente do PSD/Portimão, sobre as afirmações da ANEM em relação ao Curso de Medicina no Algarve.
Assumiu a Associação Nacional de Estudantes de Medicina a “recusa” a novos Cursos de Medicina, designadamente no Algarve, argumentando com o excesso de vagas, a “emigração” de estudantes de Medicina e os custos a suportar pelas Universidades.

Enquanto Algarvio, Médico, Autarca, dirigente do PSD Portimão e PSD Algarve, com mais de vinte anos de exercício da profissão, tendo exercido funções políticas de âmbito regional na área da Saúde e exercendo actualmente a Direcção de um Hospital da Região, não posso deixar de condenar a atitude daquela Associação.

Só um profundo desconhecimento da realidade da Região do Algarve, da sua Universidade e da proposta de Curso efectuada e do sério e profundo trabalho que está na base desta proposta, pode levar a ANEM a produzir os comentários que a Comunicação Social tem veiculado, pretendendo substituir-se à indispensável autonomia das Universidades e às responsabilidades que competem ao poder político.

O argumento da “emigração”, nos tempos da aldeia global, de fronteiras abertas, é de todos o mais aberrante. Quem pode impedir que os estudantes portugueses se candidatem a Faculdades espanholas, checas ou outras? Quem pode impedir que regressem já licenciados e entrem no mercado de trabalho? Ninguém pretenderá o desemprego médico, mas desenganem-se os futuros colegas se acharem que o vosso “emprego” estará assegurado simplesmente impedindo novos Cursos em Portugal.

A ANEM deveria antes de mais solicitar ao Sr. Reitor da Universidade do Algarve, Prof. João Guerreiro, e ao Responsável Pedagógico pelo Curso, Prof. José Ponte, uma reunião de forma a entender os moldes em que aquela Instituição se propõe ensinar Medicina, visitar e conhecer melhor os Hospitais e Centros de Saúde da Região e solicitar à JSD Algarve, e ao seu Presidente, Dr. Cristóvão Norte, uma sessão de trabalho conjunto.

Embora se trate de uma proposta que une os todos os Algarvios, é devida uma homenagem ao trabalho da JSD Algarve, que sem partidarizar esta questão, tem lutado com persistência pela sua concretização, realizando colóquios e conferências, culminando numa petição à Assembleia da República com 9500 assinaturas, numa atitude responsável que contrasta com a leviandade das afirmações de outros.


O Presidente do PSD Portimão

João Amado

Sem comentários: