domingo, junho 26, 2005

CONVENÇÃO AUTÁRQUICA DA JSD/ALGARVE

Decorreu no passado sábado, em São Brás de Alportel a 1ª Convenção Autárquica da JSD /Algarve, que contou com a presença de vários companheiros das diversas secções da região, que durante várias horas tiveram a oportunidade de ouvir, debater e ver as suas dúvidas esclarecidas para com as experiências e as dificuldades sentidas pelos autarcas eleitos pela JSD quando assumiram as suas funções.

Para além da moção regional, da responsabilidade da JSD/Algarve, foram também apresentadas moções sectoriais para os vários concelhos do distrito, a cargo das secções concelhias da JSD.

Segundo a moção da JSD/Algarve, que foi aprovada por unanimidade, é fundamental manter o actual quadro de autarcas eleitos pela JSD, de forma a ser dada consequência e motivação ao trabalho político da JSD nas várias secções.




Também é considerado primordial criar medidas urgentes afim de voltar a ganhar confiança e crédito dos jovens e formá-los para os novos desafios políticos, desenvolvendo várias acções viradas exclusivamente para a juventude, onde se torna importante o contributo e participação do partido e dos vários candidatos. Por outro lado é importante estreitar relações das candidaturas com diversas associações de juventude e clubes existentes nos concelhos, tornando-se essencial a participação destes na recolha de preocupações e problemas e no apoio para a elaboração dos diversos programas eleitorais. Assim o PSD e a JSD tornar-se-ão numa viva voz destes jovens, ganhando assim novamente a sua confiança.

Ainda neste ponto foi referida a importância de promover várias actividades de formação e informação, nomeadamente tertúlias, colóquios, debates, acções de formação e outras, e incluir nos diversos programas de acções de campanha das diversas candidaturas, actividades viradas para os jovens e que com eles se identifiquem. Assim estes poderão constatar que a JSD e o PSD se adequaram às novas realidades e aos novos tempos.

Assim, a JSD/Algarve irá apresentar nestas eleições um manifesto distrital onde serão focados essencialmente os problemas e soluções que se considerem comuns à juventude algarvia e ainda a nossa definição de política de juventude no poder local.




Questões fundamentais para nós, como o desporto, como actividade promotora para a alta competição, lazer, cultivadora de hábitos benéficos para a saúde e combate à toxicodependência, descentralização do poder político, acesso à Internet para todos e essencialmente para os jovens que residem nas localidades mais interiores da nossa região, ordenamento do território, emprego, habitação e faculdade de medicina serão não só, as grandes bandeiras do manifesto distrital, bem como, temas a considerar sectorialmente na definição da política de juventude ao nível do poder local.

Quanto ao perfil "ideal" para os nossos candidatos, estes, para além da honestidade, seriedade e competência devem seguir os seguintes critérios:
- Experiência associativa, partidária ou profissional;
- A representatividade e boa aceitação junto do eleitorado;
- A determinação, o interesse e a identificação com o manifesto eleitoral da JSD/Algarve e com manifesto da JSD da sua secção;
- Identificação com os problemas dos jovens da região e nomeadamente do concelho

Nesta convenção foram ainda convidados o Dr. Mendes Bota (Presidente da Distrital do Algarve do PSD), o Dr. Tomás Nunes (Presidente da Concelhia do PSD de S. Brás), o Dr. Paulo Bernardo (Vereador da CMLoulé), o Dr. Eugénio Guerreiro (Presidente da Freguesia de Alte), Dr. José Estevens (Presidente da CM Castro Marim) e o Eng.º Daniel Fangueiro (Presidente da JSD Nacional).

Sem comentários: