quinta-feira, agosto 04, 2011

JSD/Algarve defende incentivos à economia do mar


JSD/Algarve defende incentivos à economia do mar

A JSD/Algarve realizou no passado dia 30 de Julho (sábado) uma conversa aberta sobre o futuro das Pescas e da economia do mar no Algarve. A iniciativa teve lugar em Portimão no Bar Cloque (Praia do Vau) e contou com a presença de cerca de três dezenas de jovens interessados na matéria.

O encontro onde estiveram presentes diversos jovens ligados à economia do mar, nomeadamente André Dias da empresa Ecoceanus, uma empresa regional ligada à ciência do mar e do ecoturismo e ainda jovens ligados ao negócio das pescas na região. Esteve também presente o Dr. Cristóvão Norte, Deputado à Assembleia da República com assento na Comissão de Agricultura e Pescas que ouviu as preocupações e as ideias discutidas neste encontro.

Nesta reflexão realizada em Portimão, com um fantástico mar algarvio como pano de fundo, foram afloradas diversas questões ligadas directa e indirectamente aos negócio do mar e foi realizado uma discussão sobre que caminhos a seguir. Os temas passaram por questões práticas, nomeadamente o acesso dos jovens (e menos jovens) á cédula marítima, não havendo distinção entre quem vai trabalhar nas pescas ou na área do turismo, bem como do tempo demasiado alargado para a sua obtenção. Neste caso, foi ponto assente que a burocracia é um entrave ao desenvolvimento dos negócios do mar e que urge clarificar e criar mecanismos de legalização mais ágeis. Igualmente tratada foi a questão do financiamento dos negócios do mar, com alguns participantes a defenderem a criação de linhas de crédito específicas para esta área de negócio e com especial enfoque nos jovens.

No que respeita ao afastamento dos jovens do mar enquanto fórmula profissional, os participantes defenderam que ainda existe um denominador comum prejorativo na sociedade. Para quebrar tal imagem e tornar o negócio do mar atractivo é necessário criar uma desígnio nacional da economia do mar tantas vezes defendido pelo Presidente da República e pelo agora Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho.

A JSD/Algarve prepara agora uma síntese das principais ideias deste encontro que será enviado aos principais dirigentes regionais com competências nesta área bem como aos representantes do Algarve na Assembleia da República.

Algumas frases deste encontro:

“O mar tem que ser rentável e só assim se tornará atractivo aos mais jovens”
Cristóvão Norte, Deputado à Assembleia da República

“A surgimento de um cluster do mar, em fase de criação, vai potenciar as actividades ligadas à economia do mar no Algarve”
André Dias, empresa Ecoceanos

“Por vezes, no Algarve, parece que vivemos de frente para o sol e de costas para o mar. A recuperação da nossa economia regional passa também pelo mar e temos de criar condições para o acesso aos negócios lá realizados”
Bruno Inácio, Presidente da JSD/Algarve

“Esta é uma matéria de grande importância para Portimão pois este já foi um dos grandes centros pesceiros do Algarve e hoje o cenário mudou. Temos de inverter a tendência e os jovens são o caminho”.
Carlos Martins, Presidente da JSD/Portimão e Vice-presidente da JSD/Algarve

“O difícil e demorado acesso à cédula marítima é um entrave ao desenvolvimento das pescas e é necessário alterar esta situação”
João Santos, Vogal da JSD/Algarve, estudante e pescador

A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve

Faro, 02 de Agosto de 2011






Sem comentários: