segunda-feira, julho 04, 2011

JSD/Algarve - “O Mundo mudou” Miguel Freitas

A propósito da posição do líder do PS/Algarve sobre a não nomeação de governadores civis

“O Mundo mudou” Miguel Freitas

O líder do PS/Algarve esqueceu as palavras do seu ex-lider, José Sócrates e não entende que os tempos mudaram

Em Maio do ano passo, o ex-primeiro ministro José Sócrates afirmou a propósito da crise financeira mundial que "O mundo mudou. Estou convencido que os portugueses entenderão bem”. Na altura a frase deu que falar. E neste momento, após lermos as declarações de Miguel Freitas, a propósito da não nomeação dos Governadores Civis, em que procura lançar a confusão sobre este medida governamental, percebemos que o líder do PS/Algarve, não entendeu a mudança ocorrida nas ultimas eleições legislativas.

O líder do PS/Algarve, partido que sofreu uma derrota histórica no Algarve nas últimas eleições legislativas, ainda não percebeu que o tempo do usufruto do estado para nomeações, colocação de boys sem currículo (quem não se lembra do famoso Rui Pedro Soares da PT Comunicações!?) e outros despachos idênticos acabou. Chegou o tempo da esperança, da renovação e da credibilidade. Entendemos que Miguel Freitas não concorde com a medida, mas estranhamos que manifeste essa discordância publicamente, até porque, ao que parece, dentro do PS no Algarve existem pessoas com opiniões bem diferentes.

Ao contrário do que o PS/Algarve diz, não irá existir qualquer vazio de competências, nem os cidadãos vão ser prejudicados. É pura especulação. Tanto a actual estrutura do Governo Civil, como o próprio Ministério da Administração Interna estão prontos para assumir competências e nada faltara aos cidadãos, nem directamente nem em termos de coordenação. No que respeita ao combate aos incêndios, e porque estamos em época dos mesmos, o novo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, foi bastante claro sobre a matéria. “Do ponto de vista do dispositivo, há um coordenador distrital, que não é o governador civil, para essa matéria, que faz a ligação operacional com a estrutura nacional e com todas as estruturas locais, e esse coordenador distrital mantém-se”, afirmou o governante no dia 27 de Junho.

Entretanto o governo vai trabalhar com a Associação Nacional de Municípios no sentido de redistribuir as competências e a seu tempo, estamos certo, que esta matéria será alvo de uma futura proposta de Revisão Constitucional.

Temos de mudar de vida. Portugal não suporta mais viver neste estado de desconfiança permanente entre os seus governantes e a população e só conseguiremos quebrar tal separação com actos coerentes, sérios e consequentes com as promessas politica. O PSD, mais uma vez, cumpre com o que prometeu.

A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve
Faro, 04 de Julho de 2011

Sem comentários: