quarta-feira, outubro 22, 2008

O PIDDAC e a colónia Algarve

Com a apresentação do novo PIDDAC 09, fica evidente que relativamente ao Algarve, vai continuar o marasmo e inércia de investimento público por parte do nosso Governo.

Recorrendo aos números apercebemo-nos que o Algarve irá receber cerca de 100 000 000 (cem milhões de euros), numa verba de 4 061 038 938 de euros (quatro mil e sessenta e um milhões de euros), ou seja, 2,5%... simplesmente espectacular!

Ao ver com alguma atenção os números, apercebi-me com algum espanto que desde os últimos 7 anos o investimento no Algarve tem vindo a decrescer de ano para ano. Onde faltam sempre as obras emblemáticas e marcantes de cada Governo, como é o exemplo da Via do Infante, Governo do Professor Cavaco Silva ou mesmo do Parque das Cidades, Governo do Eng. Guterres.

Com este PIDDAC prova-se aquilo que se temia, nenhum grande investimento foi feito no Algarve durante todo este mandato, as únicas coisas que foram investidas na nossa região, foram as megalómanas apresentações, como o exemplo da apresentação do Hospital Central do Algarve, em que o nosso Governo gastou 50 mil euros na apresentação do projecto que continua guardado numa gaveta…

Mas o que fica evidente neste PIDDAC é uma coisa muito interessante, as Câmaras Socialistas espantosamente recebem a maior parte da verba, cerca de 40%, sabendo, à partida que o Partido Socialista só tem 7 das 16 Câmaras Algarvias, verificando-se ainda que só Faro recebe 20% da totalidade da verba, cerca de 13 500 mil euros.

O mais gritante de todo o PIDDAC é que os Concelhos mais interiores, Alcoutim, Vila do Bispo, São Brás não recebem sequer um único cêntimo e Aljezur recebe a fantástica quantia de 1500 euros, sim, 1500 euros…

Este PIDDAC, mostra a linha futurista e de novas oportunidades que o Partido Socialista pretende dar ao interior do Pais… Afinal o nosso Ministro das Finanças pensa exactamente o mesmo que o nosso Ministro Mario Lino, tudo na margem sul é um deserto…

Mas o mais espantoso é o Eng Miguel Freitas, do PS Algarve, congratular-se com este PIDDAC de 2009, chamando-lhe mesmo “rigoroso e bem orientado”, talvez só por as Câmaras afectas à sua cor politica tenham aumentado brutalmente as suas receitas, enquanto as Câmaras afectas ao PSD terem sido completamente discriminadas.

Felizmente que os Algarvios terão a hipótese já em 2009 de repor a verdade dos números e mostrar a estes senhores Socialistas que com os Algarvios não se brinca!

Fábio Bota

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é!
Voltamos a verificar que a solução para o País é a Regionalização.
Certamente os Algarvios, saberiam melhor desenvolver a sua terra, do que os senhores que estão nos seus gabinetes em Lisboa.
A única pessoa que falou em regionalização em Portugal foi Santana Lopes... homem que a Comunicação Social continua a queimar.
O Algarve vai receber em Investimento 100 ME, e que dizer da Madeira onde o Estado vai investir apenas 5 ME quando comparada com os Açores em que o investimento chega aos 35 ME (7 vezes mais)
A Madeira estará certamente ao lado do Algarve na defesa da regionalização para o País, com regras claras e justas na distribuição das verbas que acabam por ficar a favorecer uma elite em Lisboa.

Pedro Estrela disse...

Lá voltamos nós à mesma questão de sempre, REGINALIZAÇÃO!! Que era muito bem vinda!!! Mas na minha opinião ainda pior que esta situação de apenas nos ser atribuído umas "migalhas" de verba é o facto de todo o dinheiro que é gerado na nossa região ,nomeadamente ligado ao turismo, que não é pouco ir todo para Lisboa. No meu ponto de vista acho que esse dinheiro deveria ser investido na nossa região que é onde é gerado, para desenvolver, melhorar as infra-estruturas e também a vida de todos aqueles que nela residem. Mais uma vez estão a aproveitar-se do Algarve, investido aqui pouco dinheiro gerando algum emprego mas deixando quase nada !! Ou seja aproveitam-se da nossa região e vão-se "embora" quando já não lhes interessa!! A solução passa apenas por nos unirmos e defendermos o que é nosso!! ABRAÇO