terça-feira, março 18, 2008

EN 125: MENDES BOTA REAGE A DECLARAÇÕES DE MÁRIO LINO

Reagindo às declarações do Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, feitas no contexto da sessão de propaganda do governo, realizada no Algarve, para anunciar as obras de requalificação da EN 125, o Vice-Presidente do PSD, e líder da Distrital do Algarve, Mendes Bota, declara:

A requalificação da EN 125, ontem anunciada como Concessão Algarve Litoral, é necessária e é urgente. Já vem tarde. Perderam-se demasiadas vidas, e este Governo tem a responsabilidade maior por este atraso.

O investimento previsto de 150 milhões de Euros é bem-vindo numa região onde o Estado parou de investir há 3 anos. Mas os algarvios não se deixam iludir. É para gastar em três anos (2008-2009-2010), o que fica reduzido a 50 milhões por ano. O PIDDAC para o Algarve, em 2003, era de 333 milhões de Euros. Para 2008 estão inscritos no Orçamento de Estado apenas 95 milhões de Euros.

O Partido Socialista venceu as eleições de 2005 no Algarve, estribado num conjunto de promessas, entre as quais, a de que a Via do Infante não teria portagens "nunca, jamais, em tempo algum".

Agora, questionado sobre a intenção de introduzir portagens na Via do Infante, o Ministro das Obras Públicas, Engenheiro Mário Lino deixou escapar: "Portagens, para já, não!". Para seguidamente ironizar que não poderia garantir a sua não colocação até ao século XXII.

Ainda não foram esquecidas as suas declarações na audição da Comissão de Obras Públicas da Assembleia da República onde, em 18 de Maio de 2005, a propósito da introdução de portagens nas SCUTS (incluindo a Via do Infante), Mário Lino afirmou que isso "é tão certo como a morte!"

Ficará para a história a sua monumental inversão de posição, que conduziu à decisão de aeroporto internacional de Alcochete Jamé.

O Ministro das Obras Públicas não é garante de coisa nenhuma.

Mas o Engenheiro Mário Lino foi mais longe, proferindo acusações ao PSD e à sua direcção completamente desajustadas, e falsas, que aproveito para esclarecer. O PSD/Algarve, e eu próprio, somos frontalmente contra a colocação de portagens na Via do Infante.

E, ainda há seis meses atrás, o actual Presidente do PSD, Dr. Luis Filipe Menezes, em discurso proferido em Quarteira, deixou explícita a sua oposição à implantação de portagens na Via do Infante, atendendo ao facto de esta ser, em mais de metade do seu traçado, muito anterior ao modelo SCUT inventado pelo governo de António Guterres, de não possuir todos os requisitos técnicos de uma auto-estrada, e de a EN 125, mesmo depois das obras de requalificação, nunca poder constituir uma verdadeira alternativa à Via do Infante, na principal região turística do País.

Na nossa opinião, a acontecer a colocação de portagens na Via do Infante, isso seria um desastre para a fluidez do trânsito na zona mais litoral e habitada do Algarve.

O Ministro das Obras Públicas não tem o direito de faltar à verdade, e de colocar no PSD qualquer intenção de defender a colocação de portagens na Via do Infante. É uma infâmia que desminto categoricamente.

1 comentário:

hfrsantos disse...

Se os Politicos quisessem democratizar o uzo das Autoestradas em Portugal criariam Passe para Autoestradas e Scuts de todo o Pais.Governo em conjunto com as concessionarias deveria criar passe para todas as Autoestradas e Scuts do Pais. Quem utiliza pouco autoestradas continua a pagar a portagens. Os grandes utilizadores de autoestradas poderiam pagar o passe para todas as autoestradas do pais que seria como um dispositivo electronico intransmissivel entre viaturas e que seria identificado pelas maquinas da Via verde à entrada e saida das auto-estradas. Os veiculos pagariam um passe anual consoante a classe do veiculo. Veiculos ligeiros pagariam pelo passe uns 300 euros/ano que daria acesso ilimitado a todas autoestradas e scuts do pais. Assim tudo seria mais justo pois nao existiriam umas regioes que pagam autoestradas e outras nao, a seguranca rodoviaria aumenta porque autoestradas mais seguras e portugueses melhores conectados porque autoestradas permitem ligaçoes mais rapidas entre cidades.
Peçam um passe para autoestradas e scuts ao Governo.Ja existe noutros paises.