terça-feira, fevereiro 19, 2008

“ A Imigração é Uma Oportunidade para os Países de Destino”

Manuel Jarmela Palos
in Boletim Informativo do ACIDI, n. 57



O ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, em parceria com o Instituto Português de apoio ao Desenvolvimento e com a Associação dos Imigrantes nos Açores, inauguraram no dia 24 de Janeiro, na Cidade da Praia, Cabo Verde, o CAMPO - Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem. Tem como vantagem fornecer ao imigrante de forma gratuita, credível e actualizada, informações sobre a entrada e a permanência em Portugal, assim como sobre as estruturas de apoio às quais é possível recorrer. A partir deste momento, qualquer cidadão cabo-verdiano que pretenda emigrar ou viajar para Portugal poderá ser informado neste centro sobre todos os procedimentos regulares em Portugal. Terá acesso a todos os requisitos para a entrada e permanência regular em Portugal.

Estas iniciativas deveriam de ser alargadas a todos os países com um forte índice de emigração, nomeadamente, Brasil, Marrocos, Moldávia, Ucrânia e Rússia. Evitando assim a permanência de pessoas ilegais no nosso pais, eliminando a falsificação de documentos e o factor mais importante o tráfico de pessoas.

Esta medida ao ser alargada, iria eliminar certos problemas tanto a quem emigra como ao país que os acolhe. Pessoas estas que, procuram um bem-estar mais satisfatório ao que têm no seu pais.

Além disto, não nos podemos esquecer das entidades empregadoras, que ao contratarem pessoas ilegais estão sujeitas a contra ordenações altíssimas e debatem-se com a falta de mão-de-obra nacional como é o caso do ramo agrícola e o da construção civil.

Desta forma temos que admitir que a imigração em Portugal é uma mais valia para todos nós, como nós fomos para quem nos acolheu.

Isabel Cavaco - Vogal da Comissão Politica da JSD Algarve

Sem comentários: