sexta-feira, dezembro 14, 2007

Cavaco Silva Quer Que Portugueses Tenham Mais Filhos!

Em declarações recentes, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva incentivava os portugueses a procriarem mais.

De facto somos dos países da Europa com uma população mais envelhecida e sabemos que as novas gerações serão a continuidade do País.

O Presidente da República esqueceu-se foi de que a vida de um casal em Portugal, não dá para muitas vezes ter um filho sequer, quanto mais dois ou três.

Vejamos: o salário mínimo nacional ronda os 400 euros mensais, as mães e muitas vezes contrariadas porque gostariam de ter mais tempo para os seus rebentos, têm que trabalhar, porque um só salário na família não chega.

Há a creche das crianças, mais tarde a escola, o ATL e todos em casa tem de comer, vestir e calçar, para além de todas as necessidades que um filho acarreta e que são para a vida toda, não apenas nos primeiros anos de vida. Mas mesmo ainda na fase da primeira infância, tudo é caríssimo se comparar-mos aos nossos ordenados em Portugal e depois lá vamos bater novamente na tecla da habitação, inevitavelmente. Comprar uma casa, para um casal em que os dois recebam ordenados mínimos mensais, é impensável e alugar uma casa se falar-mos num casal até aos 30 anos poderá tentar a sorte através do Porta 65 – jovem , mas atenção, se for na cidade de Tavira e num casal com um filho, num apartamento de tipologia T2 só terá direito a algum subsídio se a renda não ultrapassar os 360 euros mensais. Querem-nos dizer como é que actualmente um casal pode pensar em ter mais que um filho, se chegar a tê-lo?

Irónico é que o governo do Professor Cavaco Silva aprovou a lei do novo arrendamento jovem Porta 65 que só confirma o desejo dos casais a não terem filhos. Se a vida para um é complicada, para um casal com filhos é muito mais.

Só por acaso o Professor Cavaco Silva, é Algarvio e deveria conhecer muito melhor a região, porque depois de muitas conversas com jovens do concelho de Tavira e não só, a JSD Tavira concluiu que a juventude está revoltadíssima com as novas regras de arrendamento jovem e que mais valia que não a tivessem instaurado.

Qualquer alínea do decreto lei deste Porta 65 – Jovem é uma autêntica fantochada.
Como é que um casal pode pensar em alargar a família em condições destas, para além das misérias de ordenados e do preço de tudo na generalidade que como já anunciado irá aumentar novamente no início de 2008.

Há afirmações muito infelizes!

O Presidente Cavaco Silva poderia começar por incentivar os seus próprios descendentes a aumentarem o seu rol de netos não?

Sofia Minhalma - Presidente da JSD Tavira

Sem comentários: