segunda-feira, março 12, 2007

Sala de Estudo ou ATL? Tudo o Mesmo

Dizer-se nos dias de hoje Sala de Estudo para crianças é na prática estar a falar-se de um Atelier de Tempos Livres para jovens a partir dos seis anos de idade, se bem que a lacuna na lei começa logo aqui, quando até há bem pouco tempo atrás , não existia qualquer tipo de legislação para a abertura legal de uma Sala de Estudo e como pôr a funcionar um ATL é muito mais trabalhoso, vai-se pela via mais fácil da Sala com Estudo Acompanhado e falo com conhecimento de causa pois em Tavira virou “moda”, para muitos que não sabem o que fazer na vida, ou não sabem mesmo fazer nada, abrir as ditas Salas de Estudo ou Ateliers de Artes Plásticas.

Ele há nomes para todos os gostos a camuflar situações ilegais e vergonhosas de pessoas sem qualquer tipo de habilitação académica ou especializada em pedagogia infantil e que entendem alugar, normalmente lojas, pela sua dimensão, fazer umas pinturas e obras sem licença e toca a anunciar que se cuida de crianças a partir dos 3 anos ou às vezes até com menos idade (para uma Sala de Estudo, é um pouquinho cedo a idade não?).
Mas não é só, há depois as “amas”, em apartamentos de segundo e terceiro andares, sem espaço ao ar livre, onde são depositadas pelos pais diariamente, as crianças e onde permanecem todo o dia em alguns casos, para cima de dez meninos e meninas de tenra idade enfiados num apartamento.

Toda esta problemática advém , em parte por falta de creches e infantários estatais em Tavira e os privados ou semi-privados, todos sabemos que o “factor C” prevalece e o pobre do Zé Povinho tem que se aguentar à bronca e deixar os seus pequenitos em locais pouco recomendáveis.

A minha indignação e revolta surge quando os senhores da Segurança Social do distrito de Faro e da Direcção Regional de Educação do Algarve não largam a porta das Salas de Estudo, Atelieres de Tempos Livres e Academias, devidamente equipados com todas as regras e normas de segurança, para o bem estar e equilíbrio das crianças ainda para mais alegando denuncias completamente infundadas de gente mesquinha e invejosa que não gosta do sucesso dos outros.
E o engraçado é que os senhores fiscais que ao que parece não tem mais que fazer, dão seguimento a todo o tipo de denuncia, sem averiguarem a proveniência e legitimidade da mesma.

Pois a quem de direito este artigo se dirige, façam-se à vida e procurem muito bem pelas ruas e prédios desta cidade porque vão encontrar situações hilariantes e eu sei que adoram fechar estabelecimentos, proibir as amas e aplicar coimas avultadas a quem infringe a lei. Mas procurem bem, não incomodem aqueles que trabalham legalmente e bem, em prol das crianças. Sejamos justos e que não fechem os olhos a alguns “amiguinhos”, como se sabe que muitas vezes acontece.

Sem comentários: