quinta-feira, novembro 10, 2005

EDUCAÇÃO SEXUAL - COMUNICADO DA JSD

A Juventude Social Democrata lamenta profundamente que as propostas finais apresentados pela Comissão para a área da Educação Sexual (do Ministério da Educação) não incluam nenhuma das propostas apresentadas pela JSD.

Depois de no passado dia 5 de Julho a JSD ter participado numa reunião com a referida comissão ficamos agora com a certeza daquilo que já suspeitávamos. Tratou-se de um mero convite institucional sem verdadeiro interesse nas propostas nem na colaboração da JSD.

A Juventude Social Democrata é coerente com as posições assumidas anteriormente sobre esta matéria. Continuamos a defender que a Educação Sexual passe a ser uma “Educação para a Saúde e Cidadania”, com espaço curricular próprio (disciplina específica) e obrigatório em todo o sistema educativo, desde o ensino pré-primário até ao 12º ano de escolaridade. Que este espaço curricular dê referências aos Jovens sobre os riscos a que estão expostos e como viver em sociedade de forma saudável. Questões como a sexualidade, a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis são de referência obrigatória, mas devem também estimular-se os jovens de hoje, adultos de amanhã, a terem uma postura pró-activa enquanto cidadãos e a tornarem-se conscientes de que vivem em sociedade e que a convivência positiva entre cidadãos é condição indispensável para o progresso e evolução saudáveis. Naturalmente que esta proposta implica também a abordagem curricular, sempre adaptada aos diversos escalões etários, de conteúdos como as toxicodependências e hábitos toxicofilicos e etanólicos, obesidade infantil, promoção do desporto, prevenção rodoviária, educação ambiental, tolerância e consciência sociais e formação cívica. Só assim poderemos vir a criar as oportunidades para que quando os jovens atinjam a maioridade, sejam cidadãos plenamente conscientes daquele que é e será o seu papel no Portugal e na Europa de Futuro.

Assim, esperamos que as propostas apresentadas não sejam acatadas pela Sra. Ministra da Educação pois, caso contrário, sua aplicação constituirá mais um dispêndio de verbas ficando o verdadeiro problema sobre a Educação Sexual, mais uma vez, por resolver. Os Jovens Portugueses merecem melhor!

Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata

Sem comentários: