domingo, fevereiro 06, 2005

BARRAGEM DO ALQUEVA E JOSÉ SÓCRATES...

Comunicado de imprensa do nosso parceiro de coligação - MPT
.....................................

O enchimento da albufeira de Alqueva implicou a desflorestação de 25.000 hectares, por isso não podemos admitir as declarações de José Sócrates, ao afirmar que a barragem de Alqueva é extremamente importante para a reflorestação do Rio Guadiana. Este discurso demagógico omite em absoluto a não implementação das medidas de compensação ambiental de reflorestação de uma área equivalente à perdida e de valorização das galerias ripícolas na área envolvente de Alqueva, medidas estas que justificaram o financiamento comunitário que permitiu a construção da barragem e que deveriam ter sido iniciadas antes do encerramento das comportas pelo Eng. Guterres.

José Sócrates e os seus assessores também parecem ignorar o conteúdo dos estudos de impacte ambiental mais recentes, que apontam para um risco crescente de degradação da qualidade da água armazenada nas albufeiras da região quando afirmam que Alqueva é importante para a qualidade ambiental da água.

Num período de seca grave que assola a região, José Sócrates nada tem a dizer de concreto aos agricultores, apenas promete mais regadios como se todo o Alentejo fosse influenciado por este empreendimento. É notória a ausência de visão estratégica por parte do PS e a incapacidade de dar resposta a situações imediatas, limitando-se a repetir parangonas recauchutadas de há 3 anos atrás.

O MPT sempre esteve contra a megabarragem do Alqueva, considerando-a um atentado ambiental e um desperdício de dinheiro. Agora que está concretizada em parte, o MPT defende a reavaliação do empreendimento de Alqueva, privilegiando a gestão integrada dos recursos hídricos de superfície e subterrâneos da região, dando prioridade ao abastecimento da população e promovendo uma melhor distribuição dos fundos estruturais para toda a região, não os esgotando em obras de construção civil mal executadas. Não podemos esquecer a inauguração apressada pelo ex-ministro Capoulas Santos do célebre canal de rega em Ferreira do Alentejo, o qual teve de ser quase totalmente reconstruído e impermeabilizado para estancar as enormes fugas de água, com enorme desperdício do erário público.

Fonte: Site PSD

Sem comentários: