Oportunismo – É esta a imagem da JS/Algarve
Surpreendente, despropositados e sem fundamento, são estes os adjectivos que encontramos para reagir aos comentários de Víctor Santos, Presidente da Comissão Organizadora da convenção regional da JS/Algarve, ao Região Sul no dia 20-09-04, quando este critica, e citamos, “outras estruturas políticas juvenis da região” pelo facto de terem, e voltamos a citar, “…feito festas, congratulando-se pela abertura do ano escolar…”.
A JSD/Loulé organiza há três anos consecutivos a “Rentrée do Estudante”. Nestas três edições o número de jovens presentes tem aumentado de ano para ano. Esta festa, como o próprio nome indica, comemora o regresso às aulas de milhares de estudantes que encontram neste evento uma forma de confraternização e diversão num ambiente animado e descontraído.
Não somos hipócritas. Não alinhamos em, e passamos a citar “seguidismos e verdades encapuçadas”. Temos a noção da forma conturbada como se está a iniciar este ano escolar. Temos a noção que o governo não está a ser capaz de dar uma resposta adequada a este problema que afecta não só milhares de professores mas também os alunos e as suas famílias. Exige-se que, no final deste processo tão conturbado, sejam apuradas responsabilidades. Este “regresso às aulas” não pode voltar a acontecer e como tal a sociedade portuguesa exige deste governo uma solução sustentada e debatida entre todos os parceiros sociais.
No entanto, não podemos deixar de marcar aqui a nossa posição sobre o oportunismo com que a JS/Algarve já nos vem habituando. Não deixa de ser curioso que esta estrutura politica da nossa região só venha dar a cara nestes momentos. É uma demonstração clara da falta de ideias, da falte de um projecto para o Algarve e para os Jovens Algarvios. Auto intitulados como “a única estrutura politica juvenil capaz de defender claramente os interesses dos jovens da região (…)”, a JS/Algarve NADA fez pela Juventude Algarvia nos últimos tempos. Para mal da nossa região a JS/Algarve praticamente não existe, não dá a cara pelas causas do Algarve, não debate e não participa civicamente. A JS/Algarve não tem moral para vir à praça pública criticar aqueles que sempre estiveram ao lado dos jovens algarvios, aqueles os defendem e sempre os vão defender.
Outra curiosidade é o facto de ser o presidente da comissão organizadora da convenção regional da JS/Algarve a fazer estas criticas. Mais uma vez o oportunismo volta a atacar os jovens socialistas. Quando há cerca de um ano atrás víamos o então candidato a líder da JS/Algarve, Fernando Correia, prometer que ia revolucionar aquela estrutura politica, ficamos na expectativa, no entanto os nossos receios concretizaram-se e este mandato que agora vai acabar fica marcado por uma inexistência inexplicável de ideias. O ainda líder da JS/Algarve leva deste mandato o mesmo que trouxe, ou seja, nada.
Pela sua história e pelo seu peso na sociedade portuguesa a JS merecia uma direcção melhor. O Algarve merece uma melhor oposição que esta.
A JSD/Loulé critica vivamente esta forma de estar na política de quem só pretende protagonismo à custa dos nossos jovens. Não nos identificamos com este tipo de pessoas. Este tipo de pessoas não é solução para a nossa região.
Voltamos a afirmar que sempre estivemos com os nossos jovens na procura de um Algarve melhor e de um melhor futuro. Podem contar connosco para fazer. Podemos contar com a JS/Algarve para criticar e desfazer.
P’la Comissão Política de Secção da JSD Loulé
O Presidente
Fábio Bota
2 comentários:
Folgo em ver este comunicado da JSD/Loulé pois merecia resposta a tomada de posição da JS/Algarve. Julgo no entanto que, apesar de bem respondido, este comunicado deveria ter sido da JSD/Algarve. Aconselho alguma coordenação entre distrital e secções para que cada um possa fazer o trabalho mais indicado à sua esfera de intervenção. No entanto ficam os parabens à JSD/Loulé pela iniciativa politica.
Nuno Vaz Correia
Lambe bem o cú ao Bota Junior,olha que se diz por ai que o Bota Senior vai mandar chuva daqui a nada!
Enviar um comentário