segunda-feira, junho 27, 2011

JSD/Nacional - Esfera Armilar como novo símbolo de branding nos mercados internacionais


JSD defende utilização da Esfera Armilar como novo símbolo de branding nos mercados internacionais

27 medidas para Reforçar a Internacionalização da Economia Portuguesa

A JSD aproveita o desafio lançado ontem pelo novo Ministro da Economia aos produtores portugueses, de usarem um símbolo nacional nos seus produtos, e sugere a utilização da esfera armilar como símbolo de branding nos mercados internacionais, apresenta 27 medidas para reforçar a internacionalização da economia portuguesa que fará chegar esta semana a Álvaro Santos Pereira.

Ao longo dos últimos anos, Portugal tem sofrido alguns entraves ao crescimento económico devido a aposta erradas a nível nacional e à conjuntura económica internacional, o que implicou um reforço da aposta em bens / serviços e sectores exportadores com vista a equilibrar a Balança Comercial e, consecutivamente, contribuir para um melhor saldo orçamental.

Têm sido vários os sectores empresariais que têm aproveitado esta dinâmica e reforçado a sua aposta nos mercados externos em que já se encontram presentes (acções comerciais) e descoberto novos mercados (prospecção comercial), destacando-se a actividade do Sector do Calçado, das Frutas e Produtos Hortícolas, Vinícola e Azeite.

Na última década (1998-2008), Portugal melhorou o volume de comércio internacional face ao PIB, mas em valores inferiores aos verificados na média da OCDE e na União Europeia. Entre 2006 e 2008, a média do peso das exportações Portuguesas face ao PIB foi de 30%, superando a média da OCDE em 2 pp, mas continuando cerca de 9 pp abaixo da União Europeia. Foi ainda possível apurar que Portugal teve um forte crescimento das exportações de serviços (18%), ao inverso do sucedido com as exportações de bens, onde se assistiu a uma diminuição de 6%.

Segundo a OCDE, Portugal vai ser o país da União Europeia em que o crescimento do PIB entre 2011 e 2017 menos irá progredir, demonstrando que é necessário actuar na frente internacional para alavancar a economia portuguesa. Acresce a esta falta de crescimento económico uma alteração drástica nos cenários de projecção das Exportações e Importações realizada recentemente pela Troika, sendo possível aferir um agravamento do saldo da Balança Comercial, dado que as importações irão crescer em ritmo mais acelerado que as exportações.

Duarte Marques, Presidente da JSD e recentemente eleito Deputado à Assembleia da República pelo círculo de Santarém salienta que “Portugal tem tido um insuficiente crescimento económico que não permite aumentar a competitividade da economia portuguesa e gerar prosperidade, aumentando assim os índices de riqueza da população.”

A JSD realizou um Estudo Estratégico intitulado “Reforço da Internacionalização da Economia Portuguesa - Exportações e Negócio Internacional”, onde foi caracterizada a actual situação da Economia Portuguesa, estudadas as melhores práticas internacionais adoptadas pela França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Holanda, República Checa, Brasil e Índia e discutidas novas metodologias e práticas organizacionais numa Sessão de Brainstorming com especialistas da sociedade civil.

Após o estudo técnico realizado, a JSD defende a utilização da Esfera Armilar como novo símbolo de branding nos mercados internacionais, transmitindo uma imagem de país pioneiro que desenvolve novos produtos e serviços de elevado valor acrescentado para os mercados internacionais.

A Esfera Armilar é um instrumento de astronomia aplicado em navegação, com anéis ou armilas utilizadas como representação do Universo. Nessas esferas, a Terra ocupa a posição central, o que corresponde à visão ptolomaica do cosmos, e as armilas principais representam os meridianos celestes, na vertical, o equador, os trópicos e os círculos polares, na horizontal, e a banda do zodíaco, em diagonal.

Alicerçado na Esfera Armilar como principal veículo de comunicação, a JSD definiu 27 propostas concretas e articuladas para fomentar o crescimento das exportações portuguesas, propondo iniciativas de carácter pontual nas mais diversas áreas do processo de internacionalização, como por exemplo as 5 que se apresentam de seguida:

1 – Criação do Programa Erasmus Export

Esta medida pretende criar uma Bolsa de Estudantes Erasmus disponível para as empresas criarem laços locais. Pretende-se agregar o Programa Erasmus às empresas exportadoras, empresas com Investimento Directo no Estrangeiro, associações comerciais ou institutos públicos com representatividade internacional, potencializando a venda de produtos portugueses nos mercados externos.

2 - Criação do Programa INOV Embassy

Propõe-se criar o Programa INOV Embassy, destinado a jovens com formação superior (por ex: economia, gestão, relações internacionais, marketing, engenharia) que seriam colocados nas embaixadas portuguesas a trabalhar nas seguintes áreas:

Focalização no acompanhamento das empresas nas reuniões a realizar com potenciais clientes nos mercados locais;

Representação dos embaixadores nas reuniões comerciais de empresas portuguesas que pretendem exportar ou estabelecer nos mercados de destino;

Estabelecimento de um network profícuo para as empresas portuguesas.

3 – Desenvolvimento de Rede Portugal Global

Com o objectivo de potenciar a globalização e valorizar Portugal, propõe-se a criação de programas que visam o potencial dos emigrantes portugueses:

Apoiar o desenvolvimento de uma rede de jovens emigrantes portugueses no estrangeiro, que acompanhe o seu percurso e estimule o intercâmbio e a proximidade entre emigrantes portugueses, assim como a sua ligação efectiva e produtiva ao País e às suas comunidades de origem;

Desenvolver soluções institucionais que, juntamente com as Embaixadas e Serviços Consulares de Portugal possam acompanhar e potenciar a ligação dos jovens emigrantes portugueses com o seu País e as respectivas comunidades de origem;

Facilitar oportunidades e a integração dos jovens emigrantes portugueses que pretendam regressar a Portugal.

4 – Desenvolvimento de Programa Erasmus na Administração Pública

Tendo em conta a actual conjuntura e as oportunidades escassas para os jovens qualificados que se encontram na Função Pública em Portugal, propõe-se o desenvolvimento de uma rede europeia para o intercâmbio de jovens nestas condições, permitindo-lhes serem acolhidos, durante um período de tempo a definir, por outros Estados-Membros.

Neste sentido, cabe ao Estado o diálogo com outros Estados-Membros para proporcionar aos jovens a possibilidade de progressão profissional e pessoal, simultaneamente melhorando as qualificações dos seus quadros e trabalhadores e o conhecimento das boas práticas de outros países e a sistemas diferentes de administração pública e também a culturas locais e organizacionais diferentes.

5- Lançamento do Mercado da Saudade

Alavancar na rede internacional de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo inteiro e permitir que eles sejam os embaixadores dos produtos portugueses, disseminando-os pelas suas comunidades e fomentando as suas exportações.

O líder da JSD defende que “É altura de devolver a confiança e a esperança ao tecido empresarial português, devendo ser adoptada a Esfera Armilar como marca transversal a todos os sectores da economia portuguesa aquando da sua estratégia de internacionalização”.

Por fim, Duarte Marques salienta que “A Esfera Armilar tornou-se um símbolo manuelino de poder marítimo, político e económico associado às navegações, transmitindo um sinal de pioneirismo que valoriza a vontade de arriscar das empresas portuguesas”.

26 de Junho de 2011

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