Muito se tem comentado e lido na imprensa sobre a avaliação de desempenho dos professores do nosso ensino. O Governo Socialista no ano transacto quis impingir a avaliação do corpo docente a todo o custo, mas sem que as próprias pessoas do Ministério soubessem quais os critérios de avaliação nem como fazer essa dita avaliação.
A primeira grande discórdia surgiu logo nos critérios de avaliação, onde existe um tópico que inclui os encarregados de educação dos alunos na avaliação dos professores, pois bem, infelizmente a grande maioria dos encarregados de educação dos nossos alunos não se interessam sobre o percurso escolar dos seus educandos, tomando a escola como um depósito de filhos.
Mas com o início deste novo ano lectivo, o Ministério tem sido intransigente e quer a todo o custo que a avaliação seja feita, ainda este ano, continuando os professores sem informações sobre os critérios específicos da avaliação.
Contudo, não é esse tema que mais preocupa…
Com o início desta avaliação todos os professores serão obrigados a entregar uma proposta de objectivos de avaliação, a qual será discutida com um Avaliador e com o Conselho Executivo da Escola. Até aqui, tudo normal, o que é um total absurdo é que os Professores tenham na sua avaliação um conteúdo intitulado de “Aumento do sucesso escolar”. Ou seja, um Professor tem obrigatoriamente de ter um aumento de sucesso percentual maior que o ano transacto, para que seja possível atingir esse mesmo objectivo, caso isso não aconteça o Professor é automaticamente prejudicado na sua avaliação final.
Mas o ridículo não passa unicamente pelo aumento do sucesso escolar, vai também ao tópico, “aumento da qualidade de aprendizagens”, resumidamente, ou o Professor consegue aumentar os seus níveis de avaliação dos seus alunos, ou é novamente prejudicado.
Vejamos o seguinte exemplo, um Professor que tenha uma taxa de sucesso de 68% no ano transacto tem obrigatoriamente (senão é prejudicado) de ultrapassar essa taxa, tendo sido estipulado um aumento mínimo de 1%. O mesmo se aplica no aumento da qualidade de aprendizagens.
Fazendo uma análise concreta da situação, um Professor é praticamente obrigado a baixar o nível, pois ano após ano, tem de aumentar a taxa de sucesso escolar e de qualidade de aprendizagens, chegando daqui a poucos anos à tão ambicionada taxa da nossa Ministra da Educação, 100% de sucesso escolar.
Estes são apenas dois casos gritantes do tipo de avaliação a que os docentes irão estar submetidos. E como é de notar, rápida e facilmente chegaremos aos tão ambicionados valores que a nossa Ministra da Educação pretende, 100% de sucesso escolar. Valor esse completamente surreal, que fará com que o nosso sistema de ensino fique completamente distorcido e se perca toda uma geração de alunos.
Neste momento em vez de incentivarmos ao trabalho, empenho, esforço, estudo, à excelência, não! Vamos exactamente no caminho contrário, vamos premiar a mentira, a preguiça… e acima de tudo o facilitismo.
É este o sistema de ensino que pretendemos?...
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