sexta-feira, maio 27, 2005

MÁ FÉ, MENTIRAS, AZIA E "OS AMIGOS"

O arranque da campanha autárquica farense do Partido Socialista tem-nos trazido algumas surpresas, infelizmente quase todas desagradáveis. O salpicar da cidade com mini-outdoors com a cara do candidato é uma necessidade previsível quando se apresenta um candidato estrangeiro, no entanto, o vazio das suas mensagens, ao pior estilo socialista, era perfeitamente dispensável. Os socialistas locais tinham obrigação de informar que algumas das promessas do candidato socialista são já realidades deste Executivo, inclusivamente votadas favoravelmente pelo PS na Assembleia Municipal.

Quando a grande mensagem socialista para a Penha é a criação de um Jardim-de-infância, isto revela o desnorte de quem não tem o mínimo conhecimento da cidade nem tão pouco está devidamente acompanhado. O Jardim-de-infância da Penha já está adjudicado, estando o início das obras dependente da formalização de cedência de terreno por parte da Universidade do Algarve. As promessas socialistas são vãs mas a obra deste Executivo é real. No entanto, o verdadeiro problema da Penha é o caos urbanístico a que foi condenada pelo Partido Socialista nos 12 anos que governou a autarquia, autorizando prédios em cima de prédios, como cogumelos, sem espaços verdes, sem equipamentos sociais e desportivos e com caos no trânsito com principal saída para a congestionada Rotunda do Hospital.

Mas no que se refere a caos urbanístico e ausência de planeamento urbanístico, quando se fala de Penha, também se poderia falar da Lejana, do Vale da Amoreira, do Alto Rodes, do Bom João ou de Santo António do Alto, zonas com índices urbanísticos assustadores, autorizados pelo Partido Socialista, onde pontifica a ausência de equipamentos e espaços verdes que tem vindo a ser combatida por este Executivo com a inerente sobrecarga financeira de criar estruturas e equipamentos em zonas que não foram atempadamente planeadas.

E o Dr. Jorge Coelho ainda tem a displicência de vir a Faro, ao jantar de apresentação do candidato, defender o voto no PS para terem um amigo na Câmara. Faltou explicar um amigo de quem porque os outros 12 anos de socialismo na CMF foram suficientemente explícitos para sabermos quem são, em Faro, os amigos do PS, o que fazem e porque querem um amigo na Câmara.

A JSD de Faro não precisa de amigos na Presidência da Câmara Municipal de Faro. Precisa, como o resto dos farenses, de honestidade, de trabalho, de independência, de rectidão e de frontalidade.

Mas o jantar de sexta-feira deixou-nos outras pérolas: o Dr. Miguel Freitas, que fora do Largo do Pé da Cruz não é conhecido nem querido por ninguém (e mesmo lá…), a sugerir que o Presidente da Câmara não é cumprimentado por ninguém na Rua de Stº António é quase tão caricato como o Dr. Coelho a aumentar a trapalhada das Portagens e do Hospital Central do Algarve – já admitiram que afinal havia um estudo que comprova a necessidade do Hospital Central mas data para arranque das obras, essa ninguém dá. Só faltou dizerem: “Queremos ganhar porque queremos!”

O candidato socialista chega ao cúmulo de sugerir que os farenses devem confiar nele só porque é socialista e isso lhe pode valer algumas benesses junto do Governo. Sugere, portanto, que o seu Governo socialista pode vir a prejudicar Faro se o PSD voltar a vencer as eleições autárquicas. Acerca desta questão impõe saber-se 2 coisas: qual a opinião do Governo e, em caso de derrota autárquica, qual a disponibilidade do candidato socialista, um olhanense convicto, para afrontar os seus patrões do Terreiro do Paço, e defender Faro, a cidade que nunca foi, não é e nunca será a sua.

Para a JSD Faro o problema do Dr. Apolinário não é ter nascido em Olhão. Existem muitos farenses estimados e considerados que não nasceram em Faro. Mas esses que não nasceram em Faro, têm cá um passado, uma vida e um futuro e nutrem por Faro um carinho que os torna Farenses. Mas o Dr. Apolinário não tem carinho por Faro! Descontando os dois últimos anos, em que começou a posicionar-se como candidato autárquico a Faro, sempre tomou posições de afronta a Faro em detrimento de outras cidades algarvias, particularmente Olhão. Como quer agora que os farenses acreditem que fará tudo ao seu alcance para defender Faro quando nunca o fez??

Até no Euro 2004 se notou a sua azia quando, menos de 10 minutos após a apresentação do Programa de Animação de Faro para o Euro, as redacções receberam um comunicado do Dr. Apolinário a criticar tudo e todos e a antever para Faro o fracasso que ele desejava. Mas o fracasso foi sucesso, Faro e os Farenses estiveram na primeira linha da Festa do Euro 2004 e o agora candidato, para além de nunca se ter sequer aproximado da Praça Euro, ainda foi incapaz de enaltecer a forma correcta e festiva como Faro e os Farenses viveram o Euro 2004.

Com a JSD de Faro, podem contar sempre os Farenses para trabalhar por Faro e para alertar e denunciar o que considerarmos errado, seja qual for o Executivo Municipal e a sua cor politica.

Com Faro e por Faro, sempre, a bem da melhoria da qualidade de vida dos farenses.

Sem comentários: