segunda-feira, abril 30, 2012

JSD organizou Curso de Formação Social Democrata em Faro



Eurodeputado Carlos Coelho defendeu a politica de valores em 
formação politica da JSD no Algarve

JSD organizou Curso de Formação Social Democrata em Faro
A JSD organizou no passado dia 28 de Abril uma acção de formação denominada Saber + Curso de Formação Social-democrata, em Faro no Pólo de Gambelas da Universidade do Algarve. Durante todo o dia, cerca de uma 80 jovens do sul do País (Algarve, Alentejo, Lisboa e ainda Leiria) tiveram a oportunidade de assistir a aulas de ideologia politica, estrutura da JSD e do PSD e ainda participar em grupos de trabalho.
Durante a manhã, Pedro Rodrigues, ex-presidente da JSD deu uma aula sobre o PSD e a JSD, nomeadamente o seu surgimento, os valores onde estão assentes e a evolução que ambas as estruturas tiveram nas ultimas décadas. Ainda durante a manhã, André Pardal, actual vice-presidente da JSD falou aos “alunos” sobre o funcionamento da estrutura e como está organizada.
Carlos Coelho, Eurodeputado eleito pelo PSD, falou aos “alunos” durante o almoço/conferência promovido no âmbito deste curso e destacou dois pontos fundamentais, a politica de valores e a recusa da linearidade. No primeiro ponto afirmou que “a politica deve ser sempre pautada por valores, sem eles perdemos a coerência e a consistência da nossa intervenção” e no que respeita ao segundo ponto, Carlos Coelho realizou um exercício onde explicou que rejeita que se classifique linearmente e de forma simplista a intervenção pública dos políticos e das suas acções, defendendo ainda que “não podemos tratar um assunto complexo de uma forma simplista”.
Quem também usou da palavra foi o deputado Cristóvão Norte que fez um retrato dos problemas que o Algarve atravessa e deu nota das iniciativas que estão a ser desenvolvidas no Parlamento com vista a atenuar os mesmo.
Durante a tarde os “alunos foram divididos por grupos e construíram uma proposta de moção politica global de candidatura a uma comissão politica concelhia fictícia que em seguida foi debatida em plenário e votada.
Na sessão de encerramento, Eduardo Almeida, presidente da JSD/Faro defendeu a formação e deu nota de que a sua concelhia tem realizado um grande esforço nesta área. Já Bruno Inácio, presidente da JSD/Algarve alertou para alguns dos problemas que afectam actualmente os jovens do Algarve com especial enfoque na questão do desemprego, tendo solicitado aos diversos deputados presentes a sua máxima atenção para este flagedo.
Duarte Marques, presidente da JSD, afirmou que “a formação está no ADN da JSD e por isso é que a JSD será sempre a voz dos jovens junto do PSD e não o contrário”.


A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve
Faro, 29 de Abril de 2012






segunda-feira, abril 16, 2012

Livro Branco da Juventude


A iniciativa “Livro Branco da Juventude” pretende recolher contributos para a elaboração de um documento a nível nacional que defina uma estratégia global e um plano de ação na área da Juventude, à semelhança dos Livros Brancos da Comissão Europeia. Os Seminários Regionais contam a presença de especialistas nas diferentes áreas e possibilitam a partilha e discussão em workshops.

O programa-base do seminário será o seguinte:

9h30 – Sessão de Abertura (Intervenções Institucionais)
10h – Apresentação Tema I
10h30 – Apresentação Tema II
11h – Apresentação Tema III
11H30 – Coffee Break
12h - Debate

13h – Almoço

14h30 – Grupos de Trabalho (facilitados pela Bolsa de Formadores do CNJ)
17h – Apresentação das conclusões dos Grupos de Trabalho
18h – Sessão de Encerramento (Intervenções Institucionais)

O Seminário Regional do Algarve incidirá sobre os seguintes temas: Associativismo, Participação Cívica, e Jovem Português no Mundo. O programa definitivo deste seminário será oportunamente divulgado, designadamente no que respeita aos especialistas que nele intervirão. Nessa ocasião serão, também, abertas as inscrições para a participação no mesmo no Portal da Juventude.

No entanto, e considerando a importância de conseguirmos garantir uma ampla participação nesta actividade, de jovens da região do Algarve, venho, por este meio, solicitar-vos que divulguem, desde já, esta iniciativa no vosso estabelecimento de ensino, nomeadamente com o objectivo de aferir da possibilidade de um grupo de alunos/uma turma participar na mesma. Tenham em consideração que os alunos que eventualmente consigam mobilizar deverão assistir à totalidade do Seminário e que estes serviços fornecerão gratuitamente o almoço do dia em que o mesmo se realiza.

Na sequência deste pedido de colaboração, solicito-vos que informem estes serviços, até ao próximo dia 10 de Abril, se tencionam, ou não participar no Seminário e, em caso afirmativo, que nos indiquem o número de elementos ligados à vossa associação que pretendem inscrever.