segunda-feira, abril 17, 2006

SILVES JSD promove marcha-lenta de protesto contra urgências nocturnas

A JSD/Silves promoveu na tarde de Sábado uma marcha lenta por várias estradas do Algarve de protesto contra o encerramento das urgências nocturnas do Centro de Saúde daquela cidade, cujo fecho está previsto ocorrer até ao final do ano.

"Queremos mostrar o nosso descontentamento com o anunciado encerramento do SAP [Serviço de Atendimento Permanete] de Silves", disse à Agência Lusa José Soares, o presidente dos jovens sociais-democratas locais.

Segundo José Soares, a marcha lenta foi programada para a altura da Pás coa, "porque a região acolhe vários milhares de visitantes, e o protesto terá ma ior visibilidade".

"Esta nossa iniciativa surge no sentido de juntar a nossa às muitas voz es que estão contra o encerramento daquele serviço, num concelho de 32 mil habit antes", sublinhou.

O encerramento das urgências nocturnas no Centro de Saúde entre as 00:0 0 e as 08:00 é igualmente contestado pela Câmara Municipal local e pela comissão de utentes, que a 20 de Janeiro juntou duas centenas de pessoas em manifestação , 06 de Fevereiro entregou na ARS/Algarve um abaixo-assinado com mais de 2.300 a ssinaturas e promoveu a 30 de Março uma vigília com mais de 300 pessoas.

Ainda se desconhece a data exacta do encerramento daquele serviço noctu rno em Silves, mas está previsto que ocorra antes do final do corrente ano, no â mbito da reestruturação do Serviço Nacional de Saúde, indicou o presidente da Ad ministração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Rui Lourenço.

Segundo o critério definido para o estabelecimento da Rede Nacional de Cuidados de Emergência, o SAP de Silves será o único do Algarve a fechar as port as.

A concentração para a marcha lenta promovida pela JSD/Silves está marca da para as 16:30, junto ao campo de futebol de São Marcos da Serra, passando pel a Estrada Nacional (EN) 1 em direcção a Albufeira, EN-125, Via do Infante e term ina com nova concentração junto ao Centro de Saúde de Silves.

Fonte: Observatório do Algarve

Sem comentários: